Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

"O Governo ainda está a tempo de decidir" um salário mínimo de 650 euros

O líder do PCP desafiou hoje o primeiro-ministro, dizendo que "ainda vai a tempo" de aumentar o salário mínimo até aos 650 euros, em vez dos 600 euros anunciados para 2019.

"O Governo ainda está a tempo de decidir" um salário mínimo de 650 euros
Notícias ao Minuto

17:43 - 11/12/18 por Lusa

Política Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa fez o desafio no debate quinzenal com António Costa, no parlamento, em Lisboa, e também confessou ter pena que os comunistas não apoiem a alteração às leis laborais e se juntem a uma "ampla base parlamentar".

"O Governo ainda está a tempo de decidir" um salário mínimo de 650 euros, afirmou Jerónimo, que também pediu "um aumento geral de todos os salários" na função pública.

António Costa não abriu a porta a nenhuma destas hipóteses nem Jerónimo de Sousa admitiu votar as alterações à legislação laboral, e, em vez disso, acusou o Governo e o PS de se aliarem à direita, ao PSD e ao CDS.

Jerónimo citou a líder do CDS, Assunção Cristas, que já considerou o PSD o "pronto socorro" do Governo, dizendo que "o CDS é o atrelado" desses entendimentos do PS com a direita, sempre que "estão em causa os interesses dos poderosos", incluindo os socialistas na crítica.

Mais uma vez, neste debate, António Costa argumentou que o executivo não pode dar tudo a todos ao mesmo tempo, admitindo ter pena que os comunistas não apoiem as mudanças na lei que, sublinhou, combatem a precariedade laboral.

"Tenho muita pena que não valorize a proposta de lei" do Governo, disse o primeiro-ministro.

Na sua intervenção, o deputado afirmou que "valeu a pena [o PCP] lutar" para o regresso do pagamento do subsídio de Natal por inteiro aos pensionistas e reformados, além de outras medidas inseridas no Orçamento do Estado como o alargamento da gratuitidade dos manuais escolares.

António Costa insistiu que as decisões do Governo, quanto aos rendimentos dos trabalhadores, não podem implicar "dois passos atrás" na consolidação das contas públicas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório