Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"A Portugal chega tudo mais tarde, mas 'coletes amarelos' vão cá chegar"

Joaquim Jorge exige que os “comportamentos fraudulentos na política” sejam sancionados.

"A Portugal chega tudo mais tarde, mas 'coletes amarelos' vão cá chegar"
Notícias ao Minuto

14:05 - 10/12/18 por Notícias Ao Minuto

Política Joaquim Jorge

O fundador do Clube dos Pensadores, Joaquim Jorge, afirmou, esta segunda-feira, num artigo de opinião enviado ao Notícias ao Minuto, que temos um ‘Fake Parlamento’ constituído por deputados que têm “comportamentos fraudulentos que deveriam ser sancionados ou renunciar ao mandato”.

Para o também biólogo não há duvidas de que a “idoneidade” de vários parlamentares está comprometida, causando um “mal-estar latente na política portuguesa que salta para a opinião pública”.

Joaquim Jorge refere-se, principalmente, às “presenças-fantasmas” no Parlamento e aos falsos reembolsos das viagens por falsa indicação da residência recebendo ajudas de deslocação que têm estado na ordem do dia.

“Carlos César, apesar do seu nome ligado à polémica com os reembolsos de viagens entre Lisboa e os Açores para as quais já recebe, como os restantes deputados insulares, 500 euros por semana, é no mínimo caricato que este dossier esteja nas suas mãos”, refere, acrescentando que, “atitudes destas”, estão a levar a um perigoso descontentamento dos cidadãos.

“A Portugal chega tudo mais tarde, mas os ‘coletes amarelos’ vão cá chegar um dia destes. A classe média portuguesa está empobrecida, o custo de vida não para de subir e não conseguem recuperar. É vergonhoso este tipo de comportamentos e mina irremediavelmente a relação dos portugueses com os políticos e a política. A nossa democracia esvazia-se de qualquer substância, um dia destes, a panela vai ferver e a tampa vai saltar”, diz.

Apesar de admitir que os “portugueses não são dados a radicalismo”, para Joaquim Jorge, perante este tipo de comportamentos “inqualificáveis” a indignação alastra, tal como tempos visto, mas greves que têm proliferado em vários sectores e por todo o país e a “extrema-direita está à espreita”.

Por estas razões, o comentador defende que os políticos deviam dar o exemplo à sociedade.

“O exemplo tem que vir de cima e de quem faz as leis. Estamos num 'Fake Parlamento' ('falso Parlamento'). Comportamentos fraudulentos na política devem ser sancionados. Ponto!”, conclui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório