Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Bloco considera que aumento do salário mínimo podia "ir mais além"

O BE considerou hoje positivo o aumento do salário mínimo nacional e do salário base da administração pública anunciado pelo Governo que, "infelizmente", não teve vontade de "ir mais além".

Bloco considera que aumento do salário mínimo podia "ir mais além"
Notícias ao Minuto

17:47 - 07/12/18 por Lusa

Política Pedro Filipe Soares

"São medidas positivas, mas poderiam ter ido mais além. Infelizmente, o Governo não teve essa vontade", resumiu o líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República, em Lisboa.

O deputado bloquista lembrou que a proposta de aumento do salário mínimo nacional para 600 euros foi uma das propostas que o BE "colocou em cima da mesa das negociações, em 2015, que muitos diziam que era irrealizável".

"Provou-se não só realizável como até tínhamos condições para ir mais além, apesar do Governo não ter tido essa vontade, ter cumprido pelos mínimos esse acordo", argumentou ainda.

O mesmo, disse, aconteceu com os aumentos na administração pública, porque o Governo os "iniciou este ano dizendo que não haveria margem para aumentos".

"Teve de recuar porque provámos e demonstrámos que era possível haver aumentos, porque a condição económica do país estava melhor, as contas públicas estavam melhores", sublinhou, considerando que "mais uma vez a pressão feita à esquerda resultou positivamente para os trabalhadores".

Contudo, criticou Pedro Filipe Soares, "mais uma vez o Governo cumpriu pelos mínimos aquilo que poderia ter ido mais além".

O Governo propôs hoje que o valor do salário mínimo nacional seja fixado nos 600 euros a partir de 01 de janeiro de 2019, segundo uma proposta entregue na reunião da Concertação Social.

"Este valor representa um aumento nominal de 3,4% face a 2018, que se traduzirá numa valorização real na ordem dos 2,1%, de acordo com a inflação prevista no cenário macroeconómico do Orçamento do Estado para 2019 (OE2019)", adianta o Governo no documento.

O salário mínimo nacional é atualmente de 580 euros.

Também hoje, o Governo propôs aos sindicatos um aumento no nível mais baixo de remuneração da administração pública de 580 euros para 635 euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório