Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Carlos Zorrinho pede voto útil nos socialistas nas eleições europeias

O líder dos eurodeputados do PS apelou hoje ao "voto útil" nos socialistas nas próximas eleições europeias, alegando que é a opção para salvar o projeto europeu dos nacionalistas e populistas e a alternativa ao neoliberalismo conservador.

Carlos Zorrinho pede voto útil nos socialistas nas eleições europeias
Notícias ao Minuto

15:25 - 07/12/18 por Lusa

Política Eurodeputados

Carlos Zorrinho, antigo presidente do Grupo Parlamentar do PS, falava na sessão de abertura do Congresso do Partido Socialista Europeu (PSE), que decorre até sábado, em Lisboa, num discurso em que procurou também incentivar os membros da sua família a mobilizarem-se contra o discurso do medo que disse ser propagado pelas correntes populistas.

"Nas próximas eleições europeias, que em Portugal serão em 26 de maio, há dois combates fundamentais, embora não se confundam: O primeiro é pela sobrevivência do projeto europeu de paz, de liberdade de expressão e de igualdade de género, vencendo os anti-europeus; o segundo é mostrar que, entre os que defendem a Europa, há alternativas", sustentou Carlos Zorrinho.

Perante estes dois desafios, Carlos Zorrinho defendeu depois o voto útil no PS em Portugal e nas forças políticas socialistas, sociais-democratas e progressistas no restantes Estados-membros da União Europeia.

"Não haverá em maio de 2019 voto mais útil nas eleições europeias do que aqueles que forem canalizados para os socialistas e sociais-democratas em toda a Europa e para o PS em Portugal. É um voto útil para salvar o projeto europeu dos radicalismos populistas e nacionalistas e também um voto útil para libertar a Europa do jugo neoliberal e socialmente insensível", justificou.

Com o primeiro-ministro, António Costa, sentado na primeira fila da plateia a assistir à sessão de abertura do congresso, o líder dos eurodeputados do PS fez também rasgados elogios à política seguida pelo Governo português.

"Perguntam-me qual é o segredo do Governo português? O nosso segredo são pessoas muito competentes, muito empenhadas, valores e ideias fortes e longa experiência. Em Portugal, temos juntado à visão mobilizadora um conjunto e concretizações que reforçam uma onda de mudança e de transformações positivas", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório