Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

"Principais cidades do mundo são governadas por progressistas"

O presidente da Câmara de Lisboa contrapôs hoje à escassez de primeiros-ministros socialistas na Europa a prevalência de autarcas progressistas nas principais cidades europeias, alegando que é a única agenda que responde aos problemas dos cidadãos.

"Principais cidades do mundo são governadas por progressistas"
Notícias ao Minuto

14:39 - 07/12/18 por Lusa

Política Fernando Medina

Esta posição foi defendida por Fernando Medina no curto discurso que fez em inglês na abertura formal do Congresso do Partido Socialista Europeu (PSE), que decorre até sábado em Lisboa - sessão que contou com a presença do primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa.

Logo nas suas primeiras palavras, Fernando Medina, membro do Secretariado Nacional do PS, referiu-se à "tradicional contagem" em congressos do PSE sobre quantos primeiros-ministros não são socialistas em Estados-membros da União Europeia.

Num congresso em que os chefes de Governo socialistas se reduzem a quatro (Portugal, Espanha, Malta e Eslováquia), Fernando Medina propôs que se olhe antes para as cores políticas dos presidentes de câmaras.

"Se viram o que acontece nos principais meios urbanos, concluímos que as principais cidades do mundo são governadas por progressistas. E mesmo no pequeno número de grandes cidades que não têm autarcas progressistas, mas de direita, a maior parte delas segue uma agenda de políticas progressistas", sustentou, recebendo um forte aplauso da plateia.

Segundo o presidente da Câmara de Lisboa, esta alegada situação de prevalência de autarcas progressistas nas principais cidades do mundo "não acontece por acaso".

"A agenda progressista é a única que responde aos problemas dos cidadãos", advogou, antes de fazer um elogio ao candidato socialista a presidente da Comissão Europeia nas próximas eleições europeias, o holandês Frans Timmermans.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório