Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

PSD quer ouvir Centeno no parlamento sobre reforma da zona euro

O PSD quer ouvir "com urgência" o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, na Assembleia da República sobre os avanços na reforma zona euro e os reparos feitos pelo Eurogrupo a Portugal.

PSD quer ouvir Centeno no parlamento sobre reforma da zona euro
Notícias ao Minuto

13:27 - 07/12/18 por Lusa

Política Eurogrupo

O anúncio foi feito pela vice-presidente da bancada Rubina Berardo, em declarações aos jornalistas no parlamento, e vai traduzir-se num requerimento para Mário Centeno, também ministro das Finanças, ser ouvido na Comissão de Assuntos Europeus.

"Tendo em conta que o presidente do Eurogrupo também fala português era uma excelente oportunidade para esclarecer os parlamentares sobre quais os contextos desta reforma da zona euro", desafiou a deputada, considerando que se trata de "uma matéria urgente" para uma economia como a portuguesa.

Por outro lado, o PSD quer também esclarecimentos de Mário Centeno sobre declarações do Eurogrupo relativamente aos planos orçamentais de vários Estados-Membros, incluindo o de Portugal.

"O sítio para o fazer é o parlamento português", defendeu.

Rubina Berardo disse acreditar que "a vontade de transparência" do PSD em relação às instituições europeias, nomeadamente o Eurogrupo, será "bem acolhida pelos restantes partidos".

"A transparência das instituições e também europeias é uma matéria que deveria ser comum a vários partidos", afirmou.

O ministro Mário Centeno completou na segunda-feira um ano de mandato à frente do Eurogrupo, dia em que foi alcançado um acordo sobre a reforma da zona euro.

Segundo anunciou Mário Centeno, o relatório sobre esta reforma, a ser apresentado aos líderes em 14 de dezembro, terá três anexos, dedicados respetivamente aos termos de referência do 'backstop' do Fundo Único de Resolução, à reforma da Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), e ao acordo de cooperação entre aquele mecanismo e a Comissão Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório