Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Parlamento aprova cinco diplomas sobre procriação medicamente assistida

O parlamento aprovou hoje na generalidade cinco projetos de lei que visam garantir a confidencialidade dos dados das pessoas que fizeram dádivas sob o regime de anonimato para tratamentos de procriação medicamente assistida, antes do chumbo do Tribunal Constitucional.

Parlamento aprova cinco diplomas sobre procriação medicamente assistida
Notícias ao Minuto

18:25 - 06/12/18 por Lusa

Política Generalidade

Os projetos de lei do BE, PS, PSD, PCP e PAN vão ser agora debatidos na especialidade na Comissão de Saúde, para se chegar a um texto final comum sobre a criação de um regime transitório para salvaguardar as doações de gâmetas e embriões feitas antes do acórdão de 24 de abril do Tribunal Constitucional e ultrapassar os obstáculos criados com esta decisão.

O Tribunal Constitucional declarou inconstitucionais as normas que impunham sigilo absoluto relativamente às pessoas nascidas em consequência de processo de procriação medicamente assistida (PMA) com recurso a dádiva de gâmetas ou embriões, incluindo nas situações de gestação de substituição.

Um projeto de lei do Bloco que Esquerda que visa alterar o regime jurídico da gestação de substituição, permitindo que a gestante de substituição possa revogar o seu consentimento até ao registo do bebé, baixou à especialidade sem votação, enquanto o projeto de resolução do CDS-PP que recomenda o aumento de três para cinco ciclos de tratamentos de PMA comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde foi chumbado.

Durante o debate parlamentar, Vânia Dias da Silva, do CDS-PP, disse que os cinco projetos de lei violam "flagrante e clamorosamente" o princípio da igualdade e, por isso, são inconstitucionais.

"Os projetos de lei que o PAN, o PCP, O BE, o PS e o PSD apresentaram violam não só uma decisão do Tribunal Constitucional como enfermam de outro problema constitucional, a violação do princípio da igualdade que o CDS não deixará outra vez de sinalizar e tudo fazer para o impedir", sublinhou a deputada centrista.

Pedro Filipe Soares, do BE, e Isabel Moreira, do PS, acusaram o CDS-PP de ser preconceituoso e, por isso, ter pedido a fiscalização da constitucionalidade da PMA e da gestação de substituição.

Vânia Dias da Silva refutou estas críticas e afirmou que o CDS não é contra a PMA, mas sim contra o anonimato dos dadores como declarou o Tribunal Constitucional.

O deputado do PAN, André Silva, disse ser "no mínimo curioso, ou mesmo inacreditável, que a fiscalização sucessiva da constitucionalidade de normas da lei que regula as técnicas de PMA tenha sido solicitada depois do seu alargamento a mulheres solteiras e casais de mulheres, já em 2016", quando a lei existe desde 2006 e quando em 2009 o próprio TC tinha já decidido no sentido inverso da decisão agora tomada.

"O que terá levado este conjunto de deputados a apresentar este pedido nesta altura? sexismo? misoginia? homofobia? o medo do pai perdido? E o que é que terá levado o Tribunal a tomar uma decisão contrária à de 2009? Talvez as mesmas razões", questionou.

Isabel Moreira, do PS, lamentou que se tenha instalado "um clima de insegurança e de vazio na PMA em Portugal, que sempre trabalhou com gâmetas de dadores anónimos".

"Não podemos fazer nada por quem já perdeu o seu projeto. Podemos e devemos encontrar uma solução para quem ainda vai a tempo de navegar sem ser no mar de incerteza entretanto instalado", disse Isabel Moreira.

A deputada comunista Carla Cruz afirmou, por seu turno, que o PCP está "totalmente disponível" para em sede de especialidade contribuir de "forma ativa e empenhada" para que seja encontrada uma solução que, respeitando as decisões do Tribunal Constitucional, permita às famílias e às mulheres a utilização de gâmetas e dos embriões doados sobre anonimato.

"Desde a declaração de inconstitucionalidade pelo TC muitos casais têm as suas legitimas aspirações adiadas e como muitas vezes têm afirmado as suas vidas congeladas", lamentou Carla Cruz.

"O acesso à PMA com recurso a material doado ficou suspenso, na prática deixou de existir. A gestação de substituição ficou também inacessível, apesar de constitucional e apesar de permanecer na lei", disse, por sua vez, Moisés Ferreira, do BE.

Neste momento, alertou, "existem 8.000 embriões que correm o risco de destruição, há centenas de casais que iniciaram os ciclos de tratamento e que foram obrigados a interrompê-los porque o material genético que estavam a utilizar era de uma dador anónimo".

Ângela Guerra, do PSD, saudou os contributos dos grupos parlamentares e de "todos os que quiseram participar no debate, com medidas concretas e que abertamente assumem posições e que não recomendam apenas" para tentar encontrar uma solução adequada para resolver este problema, lembrando que todos os anos nascem cerca de 2.500 crianças como resultado destas técnicas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório