Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Tancos: PCP sugeriu a Rio autopropor-se para depor na comissão

O PCP desafiou hoje o presidente do PSD a autopropor-se a depor na comissão de inquérito parlamentar sobre o furto de material militar dos paióis de Tancos, mas os sociais-democratas fecharam, para já, essa a porta.

Tancos: PCP sugeriu a Rio autopropor-se para depor na comissão
Notícias ao Minuto

20:39 - 05/12/18 por Lusa

Política Jorge Machado

O desafio a Rui Rio foi feito pelo deputado comunista Jorge Machado quando apresentou a lista de personalidades que o PCP sugeriu que fossem ouvidas, onde, ainda assim, não estava o nome do líder social-democrata.

Jorge Machado sugeriu que Rio deveria autopropor-se para ir à comissão depois de ter feito, no último verão, várias declarações nas quais disse que, sobre o furto de Tancos, não dizia tudo o que sabia.

Ou que, quando se deram as detenções relativas ao processo do reaparecimento do material furtado, "já estava à espera" que acontecessem.

"Achamos natural que se autopropusesse" a depor na comissão para "dizer o que tem a dizer sobre o caso", declarou Jorge Machado.

Na ronda de intervenções, a deputada e coordenadora do PSD na comissão Berta Cabral citou declarações de Rui Rio em que o líder social-democrata disse que, quanto às detenções, "se tratava de uma dedução lógica, racional e óbvia".

Sem admitir o cenário de Rui Rio vir a depor, Berta Cabral disse respeitar e registar "o interesse do PCP nas declarações do líder do PSD".

No dia em que foi noticiada a detenção de várias pessoas, entre elas o diretor da PJ Militar, num processo sobre a recuperação do material militar, Rui Rio admitiu que já estava "à espera" do que se passou, depois de, no início de setembro, ter exortado à rapidez de atuação do Ministério Público.

"Estava efetivamente à espera, estava era à espera que já tivesse sido", afirmou aos jornalistas.

A comissão parlamentar de inquérito ao furto de material militar dos paióis de Tancos vai ouvir 63 personalidades e entidades, incluindo o depoimento, por escrito, do primeiro-ministro, António Costa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório