Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Marcelo visita a China em abril e anuncia memorando de acordo bilateral

O Presidente português anunciou esta terça-feira a assinatura de um memorando de entendimento bilateral sobre a iniciativa chinesa de investimento em infraestruturas 'Uma Faixa, Uma Rota' e uma visita à China no próximo ano, também nesse quadro.

Marcelo visita a China em abril e anuncia memorando de acordo bilateral
Notícias ao Minuto

18:05 - 04/12/18 por Lusa

Política Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa falava no Palácio de Belém, após um encontro com o Presidente chinês, Xi Jinping, que adiantou depois que o chefe de Estado português irá estar presente na segunda edição do fórum 'Uma Faixa, Uma Rota' e fará uma visita de Estado à China, em abril.

O Presidente português considerou que a sua deslocação à China em 2019, "correspondendo a convite acabado de formular" por Xi Jinping, e "a assinatura de um memorando de entendimento" sobre a iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota" simbolizam a parceria entre os dois Estados.

"Simbolizam bem a parceria que desejamos continuar a construir, com diálogo político regular e contínuo, a pensar no muito que nos une", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Sobre a cooperação económica e financeira entre a China e Portugal, o chefe de Estado português descreveu-a como "forte", acrescentando: "E queremos que seja sustentável e duradoura no futuro".

No seu entender, também "pode e deve avançar" a cooperação luso-chinesa "na comunidade que fala português, até porque a língua portuguesa é uma das mais faladas no globo e porventura a liderante no hemisfério sul".

Por outro lado, Marcelo Rebelo de Sousa saudou a "cooperação cultural, universitária, científica, tecnológica", dizendo que "cresce de dia para dia".

O Presidente português considerou que esta visita de Estado de Xi Jinping a Portugal "pode fazer história" e referiu que acontece "quase 40 anos depois" do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu Xi Jinping e a sua mulher, Peng Liyuan, à entrada do Palácio de Belém pelas 16h05, após uma cerimónia de boas-vindas na Praça do Império, em Lisboa.

Os três subiram para a Sala das Bicas, onde posaram para a fotografia oficial e Xi Jinping assinou o livro de honra, escrevendo apenas o seu nome e a data de hoje.

Seguiu-se um encontro a três, depois alargado às delegações portuguesa e chinesa.

Pelas 17h15, os dois presidentes fizeram cada um uma declaração perante a comunicação social, nas respetivas línguas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório