Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Verdes queriam "mais Portugal na Europa e menos Europa em Portugal"

O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) desejava que o ministro das Finanças como presidente do Eurogrupo levasse "mais Portugal" à Europa e trouxesse "menos Europa", no seu primeiro ano à frente dos 19 estados-membros com moeda única.

Verdes queriam "mais Portugal na Europa e menos Europa em Portugal"
Notícias ao Minuto

11:00 - 02/12/18 por Lusa

Política PEV

"O facto de o ministro das Finanças ter ido para o Eurogrupo não alterou em nada a vida dos portugueses nem teve qualquer reflexo", disse o deputado ecologista José Luís Ferreira, em declarações à Lusa, vincando que "o que seria desejável era que houvesse mais Portugal na Europa e menos Europa em Portugal".

Para o parlamentar do PEV, "o problema de Portugal é a falta de investimento público nesta altura e não há mais investimento público exatamente por causa da forma como o Governo e o PS continuam a olhar para o défice e o Tratado Orçamental, sobretudo a forma fundamentalista como encara o défice".

Questionado sobre o porquê de, ainda assim, Mário Centeno manter altos níveis de popularidade nos estudos de opinião, José Luís Ferreira destaca antes que a boa prestação macroeconómica portuguesa se deve mais às opções efetuadas em virtude das posições conjuntas adotadas bilateralmente entre PS, BE, PCP e PEV, de reversão da austeridade anteriormente imposta.

"Este resultado não se deve tanto ao ministro das Finanças, mas veio mostrar que tinham razão aqueles que diziam que a austeridade tinha alternativas. Pela forma como se tem procedido nestes anos -- devolução de direitos e rendimentos às pessoas -, isso ia potenciar a procura interna e, por sua vez, arrastar um bom desempenho da economia", afirmou.

Segundo o deputado ecologista, "não é tanto do ministro das Finanças, é do Governo em si e também das políticas que foram opostas, diferentes, das do Governo anterior e permitiram bom desempenho da economia".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório