Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Bloco questiona Governo sobre falta de meios da PSP de Camarate

"Inaceitável". É assim que Fabian Figueiredo classifica a situação da 78.ª esquadra da PSP de Camarate. Para 14 escolas, denuncia o Bloco de Esquerda, existem apenas dois agentes que nem viatura têm. Clima de violência nas escolas tem crescido. Nos últimos confrontos, funcionário teve de ser hospitalizado.

Bloco questiona Governo sobre falta de meios da PSP de Camarate
Notícias ao Minuto

18:12 - 28/11/18 por Melissa Lopes

Política Loures

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda endereçou uma pergunta ao Ministério da Administração Interna (MAI) para saber quando será colmatada o que consideram uma “dramática falta de meios” com que se debate a 78.ª Esquadra da PSP de Camarate.

O Bloco quer saber que medidas serão tomadas para dotar aquela esquadra dos meios de que necessita para funcionar corretamente, sobretudo no que toca ao programa Escola Segura, e quando serão tomadas essas mesmas medidas.

A 78.ª Esquadra da PSP de Camarate, contextualiza o partido em comunicado remetido ao Notícias ao Minuto, é a esquadra responsável pela segurança na escola EB 2,3 Mário de Sá Carneiro, que tem sido palco de “cenas de violência” nas últimas semanas.

Tal situação motivou, inclusive, uma vigília de encarregados de educação à porta da escola, no passado dia 19. Nos últimos confrontos, recorda o Bloco, um funcionário foi agredido e teve de ser hospitalizado.

Acresce ainda que “há mais de quatro anos letivos que o efetivo policial afeto ao programa Escola Segura (EPES) daquela esquadra não é apoiado por qualquer viatura própria”. Por isso, sempre que são acionados para ocorrências em ambiente escolar, “os polícias têm de deslocar-se a pé ou de transportes públicos, o que incrementa desfasamentos temporais graves entre a hora da comunicação da ocorrência e a hora em que chegam ao local”, lamenta o partido.

Para Fabian Figueiredo, dirigente bloquista e candidato à Câmara Municipal de Loures nas últimas autárquicas, é “inaceitável” que na freguesia de Camarate, Unhos e Apelação existam apenas dois agentes para 14 escolas. “Que, ainda por cima, são obrigados a fazer as suas deslocações a pé por não terem uma viatura”, acrescenta, sublinhando a importância de se resolver a situação com a “máxima urgência”.

Além da insegurança nas escolas, o Bloco de Esquerda sinaliza que a 78ª Esquadra da PSP se debate com uma “gritante” falta de meios, contando com um total de apenas 48 polícias, que são responsáveis pela segurança de aproximadamente 35 mil habitantes, dispersos por cerca de 12km2.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório