Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

"Vejo um ataque rancoroso de Francisco Louçã aos socialistas"

Um texto de opinião do fundador do Bloco de Esquerda está a gerar polémica e já deu origem a críticas.

"Vejo um ataque rancoroso de Francisco Louçã aos socialistas"
Notícias ao Minuto

09:30 - 28/11/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Críticas

Francisco Louçã acusa o PS, num texto de opinião publicado no Expresso Diário de terça-feira, de estar “convencido de que a ‘opinião pública’ virou as costas aos professores e então é eleitoralmente vantajoso atacá-los”. O fundador do Bloco de Esquerda diz ainda que é esta a razão pela qual o “Governo nunca quis negociar de boa-fé com sindicatos”, acusando-o de estar a levar a cabo um “ataque rancoroso aos professores”.

Em resposta a estas palavras, o deputado Porfírio Silva, do PS, refere que “regressou  em todo o seu esplendor, o estratega da ideia de que a missão histórica do BE é destruir o PS”, referindo-se a Louçã, quem acusa também de “deslealdade” por “lavrar” na “discordância” que existe entre o Governo e os professores.

“A discordância é essa: no PS queremos ser cautelosos, não dizemos que os limites ao défice e à dívida são ‘imposições de Bruxelas’ - porque menos défice e menos dívida parecem-nos garantias de maior independência nacional. Queremos ser prudentes, porque queremos garantir que Portugal não volta a ser o alvo dos ataques dos que detestam a política progressista deste governo”, escreveu o socialista no seu blogue Maquina Especulativa.

Ainda sobre este tema, Porfírio Silva defende que o PS tem “feito muito pelos professores”, pois este Governo vinculou “sete mil professores contratados em apenas dois anos” naquilo que foi um “golpe sem precedentes contra a precariedade docente”.

Se os outros partidos de esquerda tivessem, como o PS, apelado a que os sindicatos não deixassem morrer as negociações, dessem um sinal de aproximação ao governo, talvez se tivesse conseguido mais. Nós insistimos sempre na via negocial; outros, pelo contrário, convenceram os sindicatos de que podiam forçar a mão ao governo e obter tudo o que queriam, nas suas próprias condições

O deputado do PS diz ainda que são “essas forças” que tentam “instrumentalizar os professores para fins puramente políticos” que são, “precisamente”, os que Louçã “prossegue quando acusa o Governo de um ‘ataque rancoroso aos professores’”.

“Vejo nisso outra coisa: um ataque rancoroso de Francisco Louçã aos socialistas”, remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório