Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Estar no México e não ver jornais portugueses. Ministra volta a ser tema

A ministra da Cultura volta à ordem do dia e, desta vez, não é diretamente por causa das touradas.

Estar no México e não ver jornais portugueses. Ministra volta a ser tema
Notícias ao Minuto

08:30 - 26/11/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Polémica

Graça Fonseca deu que falar quando, poucos dias após ser indigitada ministra da Cultura, fez declarações polémicas relativamente às touradas em Portugal, a propósito do IVA aplicado à tauromaquia. “É uma questão civilizacional”, disse.

Desde então, a responsável pela pasta da Cultura tem estado sob fogo e, este fim de semana, voltou a fazer declarações que suscitaram algumas críticas.

De visita ao México, a propósito da Feira do Livro de Guadalajara, Graça Fonseca foi questionada pelos jornalistas portugueses sobre a notícia do Expresso que dá conta que o PS está a preparar uma proposta para alterar a forma como decorrem os espetáculos taurinos – passando a usar-se velcro para evitar os ferimentos no touro.

Mas Graça Fonseca não deu a resposta que os jornalistas esperavam.

“Uma coisa ótima de estar em Guadalajara há quatro dias é que não vejo jornais portugueses”, disse a ministra que tutela a pasta da Comunicação Social.

As reações de indignação nas redes sociais não se fizeram esperar, com o deputado Carlos Abreu Amorim a ser uma das vozes críticas quanto ao comentário da ministra.

“Claro que sim! Ler jornais é um retrocesso civilizacional, resultado das lógicas sociais e políticas ultrapassadas e de apego a um mundo a que não queremos voltar”, escreveu o deputado do PSD na sua página de Facebook.

Quem também não se escusou a comentar foi a líder da Juventude Social-Democrata. “As declarações da ministra da Cultura a valorizar a imprensa portuguesa. Assinalável”, escreveu Margaria Balseiro Lopes na sua página do Twitter.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório