Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Rio critica demora na investigação ao aumento de capital do Montepio

O presidente do PSD, Rui Rio, classificou hoje de "verdadeiramente vergonhoso" o facto de o Ministério Público (MP) ainda não ter anunciado uma investigação ao processo de aumento de capital do Montepio Geral, ocorrido em dezembro de 2013.

Rio critica demora na investigação ao aumento de capital do Montepio
Notícias ao Minuto

23:40 - 24/11/18 por Lusa

Política PSD

"O MP praticamente todos os dias anuncia que faz investigações e não anunciou uma investigação a uma coisa desta gravidade, num sistema bancário que já prejudicou os portugueses de uma forma absolutamente horrível e nós continuamos neste sistema de total impunidade, sem que os órgãos competentes atuem", criticou.

Segundo uma investigação da RTP, o aumento de capital do Montepio Geral, em dezembro de 2013, no montante de 200 milhões de euros, foi financiado com mais de 30 milhões de euros do próprio banco, através do Finibanco Angola, filial do Montepio.

"Uma operação dessa natureza, já feita em 2013, descoberta em 2014, comunicada ao MP em 2015 e não aconteceu rigorosamente nada (...). Se aquilo que eu sei corresponde à verdade, o Banco de Portugal demorou, mas se o Banco de Portugal demorou o MP ainda não vi que tivesse feito nada", referiu Rui Rio.

Falando aos jornalistas em Esposende, à margem da Festa da Europa, o líder do PSD referiu que se trata de uma investigação "relativamente simples", que "não tem muito que saber".

Em causa, sublinhou, está "uma operação em que o Montepio empresta dinheiro a alguém para depois esse alguém fazer um aumento de capital".

"Isto não tem muito que saber, não tem muito que investigar, estão à espera de quê? É isto que eu não entendo, no país as coisas não podem continuar assim. As instituições têm que funcionar. Se querem investigar tudo e mais alguma coisa, mesmo as coisas menores, que investiguem também as grandes", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório