Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Costa agradece a Carlos César liberdade de voto no PS em tom irónico

O primeiro-ministro fez um balanço dos últimos três anos de Governo num discurso proferido este sábado nas jornadas parlamentares do PS. Antes disso, deixou um recado ao presidente do Grupo Parlamentar do PS.

Costa agradece a Carlos César liberdade de voto no PS em tom irónico
Notícias ao Minuto

16:29 - 24/11/18 por Anabela de Sousa Dantas

Política PS

As jornadas parlamentares do PS prosseguem este sábado com a intervenção do secretário-geral do partido e primeiro-ministro, António Costa. O governante focou o seu discurso, mais uma vez, no balanço dos últimos três da sua administração, não sem antes fazer uso do humor e da ironia para deixar um bem-disposto recado a Carlos César.

Dirigindo-se ao presidente do Grupo Parlamentar do PS como "velho amigo, grande parceiro e apoiante número um do secretário-geral do PS, do primeiro-ministro e do Governo", António Costa não deixou passar em branco a divergência entre a direção da bancada socialista e o Governo a propósito do IVA da tauromaquia.

"Quero agradecer especialmente ao Carlos César a generosidade que teve de conceder liberdade de voto aos deputados do PS para votarem as propostas do Governo. Ficamos muito reconhecidos e é um grande sinal de amizade", afirmou, de forma bem humorada, sendo recebido com risos. 

Findo o interregno de humor, prosseguiu com algumas declarações sobre o Orçamento. "Estaremos a uma semana de ver aprovado o último orçamento desta legislatura", começou por dizer, depois de dedicar alguns agradecimentos. Para António Costa, este facto é "muito significativo do ponto de vista político".

"O Partido Socialista, em conjunto com o Bloco de Esquerda, com PCP e com partido ecologista Os Verdes, conseguiu construir não só uma solução de Governo mas uma solução de governo estável, que conseguiu ao longo de quatro anos apresentar quatro Orçamentos de Estado e assegurar por isso a transição da mudança que muitos consideravam não ser possível", acrescentou.

O primeiro-ministro sublinha, ainda, que esta aprovação do último Orçamento da sua legislatura é sinal da "credibilidade, da seriedade e rigor com que a gestão orçamental tem sido possível realizar". António Costa relembra que "nos quatro anos anteriores" foram aprovados "treze Orçamentos, entre Orçamentos e Orçamentos Retificativos".

"Esta legislatura vai ser uma legislatura marcada pelo rigor orçamental", vincou, "e por isso só teremos quatro Orçamentos, sem nenhum retificativo e isso é algo que não posso deixar de sublinhar".

As jornadas parlamentares do PS decorrem até domingo, em Portimão, no Algarve, para debater os orçamentos do futuro em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório