Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Não se pode dizer que "não tenhamos sido amigos da administração pública"

O primeiro-ministro defendeu hoje que a maioria dos portugueses entende que o atual Governo foi amigo da administração pública e salientou que não mudará de política por haver eleições em 2019, colocando em causa "avanços conquistados".

Não se pode dizer que "não tenhamos sido amigos da administração pública"
Notícias ao Minuto

22:58 - 23/11/18 por Lusa

Política António Costa

Posições que foram assumidas por António Costa numa conferência de imprensa destinada a fazer o balanço dos três anos do Governo, no Porto, depois de confrontado com as greves de setores como os professores, os juízes, os técnicos de diagnóstico ou os enfermeiros.

"Acho que não há um único português que tenha qualquer dúvida de que, se há coisa que não pode ser apontada a este Governo, é que não tenha sido um Governo amigo da administração pública. Este Governo repôs os vencimentos antes cortados, restabeleceu o horário que tinha sido unilateralmente alterado pelo Estado e descongelou carreiras que estavam há dezenas de anos congeladas", apontou.

António Costa acrescentou, ainda, que "muitos funcionários públicos beneficiaram igualmente de medidas como a eliminação da sobretaxa do IRS, a redução de outros impostos e o aumento do abono de família.

"Não se pode dizer que é pouco o que o Governo tem feito", disse, antes de deixar um 'recado' aos setores que tencionam pressionar o atual executivo em ano eleitoral.

"Tenho dificuldade em compreender que tanta gente possa achar que 2019 é o último ano das nossas vidas. Não é o último ano. E ninguém pense que é por haver eleições em 2019 que o Governo vai colocar em perigo tudo aquilo que conseguiu conquistar de 2016 até hoje", advertiu.

Para António Costa, o caminho é antes "o da consolidação dos avanços para se continuar a progredir após 2019".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório