Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

PCP quer esclarecimentos sobre requalificação da praça do Martim Moniz

Os vereadores do PCP na Câmara Municipal de Lisboa (CML) querem esclarecimentos sobre o projeto de requalificação do Martim Moniz, que prevê a colocação de contentores na praça, anunciou hoje o partido.

PCP quer esclarecimentos sobre requalificação da praça do Martim Moniz
Notícias ao Minuto

17:15 - 22/11/18 por Lusa

Política CML

Em comunicado, o PCP critica o facto de a apresentação do projeto para a praça do Martim Moniz ter sido feita "à margem dos órgãos eleitos" da Câmara.

O partido acrescenta que os vereadores do PCP pediram esclarecimentos na reunião de câmara de 25 de outubro, tendo o presidente da autarquia, Fernando Medina (PS), se escusado "a apresentar o programa, metodologia, projeto e orçamento ao executivo".

"O projeto, apresentado em reunião promovida pela Junta de Santa Maria Maior, dá continuidade às atividades da concessão, ampliando a área de ocupação da praça para atividades comerciais, propondo uma vedação, que representa uma barreira para livre uso da praça pelos moradores e usuários que diariamente a cruzam e a usam nas várias horas do dia", lê-se na mesma nota.

Neste sentido, o PCP considera que, "com o novo Martim Moniz e a vedação do Adamastor (ainda sem projeto conhecido), fica clara a intenção da gestão da CML de estabelecer limitações de horário para o espaço público e de transformar praças em recintos para consumo e usufruto cada vez menos inclusivos, comprometendo com estas novas formas urbanas o direito à cidade".

Os comunistas defendem ainda que o modelo de concessão da praça deveria "ser objeto de uma reflexão" sobre os seus resultados.

Os vereadores reforçam, também, no comunicado, que condenam a prática da autarquia "em relação a projetos de alteração do espaço público e gestão de equipamentos da cidade, anunciadas antes de serem discutidas dentro dos órgãos eleitos municipais e apresentadas sem suporte de metodologias de participação que produzam projetos públicos com capacidade de criar, com moradores e cidadãos, soluções que façam face à crescente complexidade dos problemas urbanos".

O projeto de requalificação da placa central da praça do Martim Moniz, que será responsabilidade do concessionário e deverá começar "em breve", prevê a substituição das estruturas comerciais existentes atualmente por contentores, que serão reciclados e adaptados para receber maioritariamente restauração e comércio local.

Em representação do concessionário que explora o local, Paulo Silva apontou na terça-feira, durante uma sessão de apresentação e debate do projeto, que a "praça apresenta alguns problemas e tem uma oferta comercial reduzida", o que justifica esta intervenção, que dotará também a zona de um parque infantil.

Na apresentação, que decorreu num hotel da praça localizada na freguesia de Santa Maria Maior, praticamente todos os munícipes que tomaram da palavra criticaram o projeto apresentado.

Os lisboetas pedem que aquele lugar venha a ser um espaço verde, alegando que, atualmente, já sofrem com o ruído e insegurança que se gera na zona.

Presente na sessão, o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado (PS), afirmou ter registado as preocupações e opiniões dos populares quanto ao projeto "que está para aprovação" do município e disse que as ideias serão "discutidas com o executivo".

"Ouvi que a larga maioria prefere um jardim público, e isso ficou muito claro no meu espírito e no meu registo (...), mas não vos vou prometer nada", salientou o autarca.

O projeto também não agradou ao presidente da junta, Miguel Coelho (PS), que, no início deste ano, também sugeriu que fosse criado ali um espaço verde e um parque de lazer.

Na quarta-feira, o Bloco de Esquerda (BE) na Assembleia Municipal pediu explicações à câmara sobre o projeto de requalificação da praça, considerando que deve nascer ali um espaço verde.

No documento, ao qual a agência Lusa teve acesso, o BE defende uma "cidade partilhada por todos e todas, em que os cidadãos não são obrigados a consumir para usufruir do espaço público e onde a segurança é garantida sem muros ou vedações".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório