Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

PSD reúne-se hoje para debater propostas de alteração ao OE2019

O grupo parlamentar do PSD reúne-se esta quinta-feira à tarde, após a sessão solene com o presidente da República de Angola, para debater as propostas de alteração ao Orçamento do Estado, informou hoje fonte da bancada.

PSD reúne-se hoje para debater propostas de alteração ao OE2019
Notícias ao Minuto

06:30 - 22/11/18 por Lusa

Política Grupo parlamentar

A sessão solene de boas vindas a João Lourenço está marcada para as 15h00 na Assembleia da República e contará com a presença do líder do PSD, Rui Rio.

O presidente social-democrata não se juntará aos deputados na reunião da bancada do PSD, uma vez que tem agenda ao final do dia em Castelo Branco, disse à Lusa fonte do gabinete de Rui Rio.

Na agenda da reunião do grupo parlamentar social-democrata estão as propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 - que começarão a ser votadas na próxima segunda-feira na especialidade - e outros assuntos.

Esta será a primeira reunião da bancada do PSD depois da polémica à volta das falsas presenças registadas em nome do secretário-geral do partido, José Silvano, que quer Rui Rio, quer o líder parlamentar social-democrata, Fernando Negrão, já consideraram encerrada.

O tema ganhou destaque na primeira semana de novembro, com o caso revelado pelo semanário Expresso, de que em pelo menos duas reuniões plenárias, em 18 e 24 de outubro, a presença de José Silvano teria sido registada indevidamente.

Em 9 de novembro, a deputada social-democrata Emília Cerqueira admitiu que pode sido ela inadvertidamente a registar José Silvano quando entrou no computador com a 'password' do secretário-geral do partido para consultar documentos partilhados, dizendo que não era a única a ter a senha de acesso do deputado.

Nesse mesmo dia, Fernando Negrão disse à Lusa que considerava o caso encerrado, mas admitia, contudo, que poderia ser necessário fazer uma reflexão ao nível da Assembleia da República sobre a criação de acessos diferenciados ao sistema para registar a presença dos deputados em plenário e para aceder a informação nos seus computadores.

O líder parlamentar do PSD fez, então, questão de salientar que, no caso da bancada social-democrata, a prática de troca de 'passwords' para aceder a informação em computadores de terceiros não é generalizada e que ele próprio nunca deu a sua palavra-passe de acesso a outro parlamentar.

"Eu não o faço, nunca dei a minha 'password' a ninguém, a 'password' é minha e quando preciso de ajuda ou colaboração de outros deputados, peço-lhes e eles mandam-ma pelos meios de comunicação normais".

A última reunião da bancada do PSD realizou-se em 25 de outubro, com a presença de Rui Rio, precisamente para debater as propostas orçamentais dos sociais-democratas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório