Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

PS debate em Jornadas Parlamentares orçamentos do futuro de défice zero

Os deputados socialistas vão debater nas suas Jornadas Parlamentares, entre sexta-feira e domingo, no Algarve, os orçamentos do futuro em Portugal, partindo de uma perspetiva de défice zero ou com superávite a partir de 2020.

PS debate em Jornadas Parlamentares orçamentos do futuro de défice zero
Notícias ao Minuto

19:44 - 21/11/18 por Lusa

Política Carlos César

Este tema foi apresentado em conferência de imprensa pelo presidente do Grupo Parlamentar do PS, Carlos César, que encerra as jornadas no domingo, após o primeiro-ministro, António Costa, fazer o seu discurso de fundo no sábado, ao início da tarde, em Portimão.

"Abordaremos a perspetiva dos orçamentos do futuro. É diferente a tarefa de um ministro das Finanças em 2020, quando estiver a fazer, pela primeira vez, um Orçamento com superávite, ou pelo menos, com um Orçamento equilibrado", declarou Carlos César.

O presidente do Grupo Parlamentar do PS disse depois que essa tarefa, que se colocará eventualmente a partir de 2020, "é facilitada por um lado, mas exigente do ponto de vista das escolhas para que o caminho seja consolidado e para que o país possa entrar num novo ciclo orçamental, económico e social".

Neste painel, intitulado "os desafios dos próximos orçamentos do Estado", que é moderado no sábado ao fim da tarde pelo deputado socialista Fernando Anastácio, participam os professores universitários Vítor Escária, Eduardo Paz Ferreira e Efigénio Rebelo.

Sobre os três dias de Jornadas Parlamentares do PS, no Algarve, Carlos César referiu que, na sequência das visitas dos seus deputados, serão contactados os 16 concelhos da região, tendo em vista "reatualizar o conhecimento" sobre a realidade económico e social de cada um dos municípios.

Em particular, o líder parlamentar do PS deslocar-se-á na sexta-feira à tarde ao Núcleo Residencial Piscatório Consolidado da Culatra, à ETAR Faro/Olhão e a duas empresas consideradas inovadoras na área das embarcações solares e da biotecnologia marinha.

"Queremos fazer uma reflexão prospetiva em relação ao nosso país. Vamos debater as questões envolventes do turismo, mas o turismo do futuro em Portugal", especificou o presidente do Grupo Parlamentar do PS.

Nestas Jornadas Parlamentares do PS, dedicadas ao tema da dinamização económica, estará ainda em analise a questão da inovação e da transferência do conhecimento, tendo em vista aferir-se o possível impacto dessa realidade na futura estrutura do emprego.

"A Algarve é a região turística por excelência e, por isso, é um pouco espelho ou montra do país no exterior. É uma região que há pelo menos três anos cresce acima da média europeia e da média nacional, regista a menor taxa de desemprego, mas é também uma região que tem problemas e bloqueios. É importante termos a nossa atenção centrada naquilo que ainda falta fazer", sustentou o líder da bancada socialista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório