Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bloco propõe que Laboratório Militar passe a produzir mais medicamentos

Proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 refere-se a oito medicamentos em concreto que deixaram de ser produzidos mas que são necessários e eficazes, refere o partido.

Bloco propõe que Laboratório Militar passe a produzir mais medicamentos
Notícias ao Minuto

08:40 - 21/11/18 por Melissa Lopes

Política Carreira

Uma das propostas de alteração ao Orçamento do Estado para o próximo ano, da parte do Bloco de Esquerda, visa incluir verbas que possibilitem ao Laboratório Militar a produção de oito medicamentos retirados do mercado.

A proposta, apresentada pelo deputado Moisés Ferreira, refere que, para serem produzidos estes oito medicamentos, “identificados como necessários”, é imperativo que o Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos seja modernizado.

E, não constando as verbas para esse fim da proposta de OE2019, o grupo parlamentar do Bloco avançou com a proposta de dotação de verba com vista a criar poupanças “tanto para os utentes como para o Estado”, dá conta o Esquerda.net.

De acordo com os bloquistas, os medicamentos em causa deixaram de ser produzidos pela indústria farmacêutica “pelo seu baixo custo e/ou por serem utilizados em quantidades reduzidas”. Ou seja, são medicamentos eficazes e necessários mas que acabam por ser de difícil acesso por falta de "interesse comercial" para a indústria.

Disso é exemplo um medicamento para crianças imunodeprimidas (em casos de infeção por HIV ou casos oncológicos), que deixou de ser produzido pela farmacêutica Roche por não ser lucrativo, lembra o deputado. 

No seu conjunto, recorde-se, os partidos apresentaram quase mil propostas de alteração ao Orçamento do Estado, tendo sido o Bloco de Esquerda o que mais iniciativas apresentou, 195. Para a tarde do dia 29 de novembro estão agendadas a sessão de encerramento e a votação final global do OE2019.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório