Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

PCP deseja "aprofundamento" de amizade e respeito pela soberania

O PCP deseja que a visita oficial do presidente angolano a Portugal, entre 22 e 24 de novembro, contribua para "o aprofundamento das relações de amizade e cooperação entre os dois países, no respeito pela sua soberania".

PCP deseja "aprofundamento" de amizade e respeito pela soberania
Notícias ao Minuto

10:00 - 20/11/18 por Lusa

Política Diplomacia

"O PCP deseja que esta visita contribua para o aprofundamento das relações de amizade e cooperação entre os dois países, no respeito pela sua soberania e respectivos interesses, e em prol da concretização das aspirações dos dois povos", lê-se em resposta escrita à agência Lusa por parte dos dirigentes comunistas.

João Lourenço vai chegar a Portugal sexta-feira, 22 de novembro, protagonizando uma sessão solene no parlamento, onde deverá discursar no hemiciclo, à semelhança do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

"A visita oficial do Presidente da República de Angola, João Lourenço, ao nosso país, insere-se no normal desenvolvimento das relações históricas entre Portugal e Angola, entre o povo português e o povo angolano", acrescenta o PCP.

Até domingo, 24 de novembro, o presidente angolano terá um programa em Lisboa e no Porto. Entre outros eventos, irá depositar uma coroa de flores em cerimónia no Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa, após o que será recebido por pelo o Presidente da República no Palácio de Belém.

Em 17 de setembro, durante a sua visita oficial a Luanda, o primeiro-ministro português, António Costa, afirmou que as visitas de alto nível político entre Portugal e Angola têm de ser menos espaçadas no tempo, dias após o ministro das Relações Exteriores angolano ter confirmado a presença de João Lourenço em território luso no final de novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório