Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Caso IRA: Carlos César considera "útil" esclarecimento por parte do PAN

O líder parlamentar do PS, Carlos César, defendeu hoje, questionado sobre uma reportagem que envolve o PAN, que quaisquer suspeitas que envolvam partidos devem merecer "o melhor esclarecimento possível".

Caso IRA: Carlos César considera "útil" esclarecimento por parte do PAN
Notícias ao Minuto

21:24 - 16/11/18 por Lusa

Política Polémica

Carlos César foi questionado, no final da conferência de imprensa de apresentação das propostas orçamentais do PS sobre uma reportagem da TVI emitida na quinta-feira e que alude a ligações entre o partido Pessoas-Animais-Natureza e o grupo de Intervenção e Resgate Animal (IRA).

"Não vi a reportagem, o que sei dizer é que, quaisquer suspeitas que impendam sobre qualquer entidade, designadamente um partido político, merecem da parte desse partido o melhor esclarecimento possível. É útil que assim suceda", afirmou.

Em causa está uma reportagem da TVI sobre uma investigação em curso da Polícia Judiciária relativa ao IRA, que protagoniza ações de boicote e de salvamento em prol dos direitos de animais em risco.

Alegadas vítimas das ações do grupo disseram à reportagem da TVI terem sido ameaçadas, agredidas e expostas nas redes sociais com apelos à violência.

Na base deste tipo de perseguição estariam maus tratos a animais que, em alguns casos, eram falsos, tratando-se de pessoas.

Num vídeo alegadamente produzido pelo grupo, várias pessoas surgem encapuzadas ou com máscaras, empunhando machados, bastões ou marretas, com um dos declarados "cabecilhas" a afirmar ao jornalista que o grupo age "paralelamente à lei" nas suas ações.

Na reportagem surge a dirigente do PAN Cristina Rodrigues, que se escuda no segredo profissional da advocacia quando questionada sobre as suas ligações ao grupo.

Cristina Rodrigues admite ter feito trabalho 'pro bono' com o grupo. O deputado do PAN, André Silva, também ouvido na reportagem, afirma que o grupo foi recebido na Assembleia da República, mas diz desconhecer qualquer forma de atuação à margem da lei.

Entretanto, o PAN enviou um comunicado às redações em que "repudia qualquer tipo de ação individual ou coletiva que intimide a sociedade civil e os cidadãos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório