Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

CDS pede a PS para clarificar desautorização de ministra da cultura

O porta-voz do CDS-PP exigiu hoje uma clarificação por parte do PS acerca da alegada desautorização da ministra da Cultura e do primeiro-ministro relativamente ao IVA das corridas de touros no Orçamento do Estado para 2019 (OE2019).

CDS pede a PS para clarificar desautorização de ministra da cultura
Notícias ao Minuto

15:50 - 15/11/18 por Lusa

Política Touradas

"A ministra da Cultura deu a cara por essa discriminação [da tauromaquia], fazendo-o de forma bastante agressiva, pondo em causa até uma questão civilizacional, afrontando todos aqueles que estão ligados a esta atividade cultural. O primeiro-ministro deu cobertura a essa posição", descreveu João Almeida, em declarações nos passos perdidos da Assembleia da República.

O líder parlamentar do PS, Carlos César, anunciara antes que a bancada socialista vai fazer uma proposta de alteração ao OE2019 para a redução dos 13 para 6% do IVA dos espetáculos tauromáquicos, contrariando assim a posição defendida no parlamento pela ministra da Cultura, Graça Fonseca.

"Agora, o grupo parlamentar do PS parece desautorizar esta versão da ministra da Cultura, da proposta de OE2019 e do próprio primeiro-ministro, apresentando uma alteração em sentido contrário. O CDS quer uma clarificação. O país está cansado de situações em que, havendo polémica, o PS e o seu secretário-geral procuram uma estratégica em que o PS está com todas as posições, o que diz hoje contra o que diz amanhã...", insistiu o deputado democrata-cristão.

César afirmou que a iniciativa é apoiada por "uma maioria expressiva de deputados" socialistas, mas que haverá liberdade de voto em caso de avocação desta medida para votação em plenário.

Segundo João Almeida, trata-se de "mais uma manobra do primeiro-ministro que, num dia vai à corrida de touros ao Campo Pequeno, no outro diz que o choca ver essa corrida de touros no serviço público de televisão".

O porta-voz centrista sublinhou que a proposta de alteração ao OE2019 do CDS-PP sobre o IVA de espetáculos inclui a baixa do imposto para todos os géneros de espetáculo de atividades culturais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório