Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

CDS preocupado com saída de coordenador dos cuidados continuados

O CDS-PP vê "com preocupação" a saída, hoje noticiada, de Manuel Lopes de coordenador nacional dos cuidados continuados integrados, considerando que "atesta os maus resultados de uma rede que, infelizmente, está à beira da rutura".

CDS preocupado com saída de coordenador dos cuidados continuados
Notícias ao Minuto

23:00 - 14/11/18 por Lusa

Política Galriça Neto

"Esta saída, que não sabemos se foi um pedido de demissão ou se foi a nova ministra da Saúde que o demite, para nós, atesta os maus resultados de uma rede que, infelizmente, está à beira da rutura, com várias instituições com dívidas enormes" e que "não recebem verbas do Governo", afirmou à agência Lusa a deputada do CDS-PP Isabel Galriça Neto.

Para a médica e dirigente centrista, "os anúncios que a governação socialista fez, de que iria reforçar a rede de cuidados continuados, não corresponderam à realidade".

"Há anos que vimos comentando a falta de resultados nesta área, com prejuízos claros para muitos milhares de portugueses que não tem resposta, com doenças crónicas e avançadas", afirmou, acrescentando que "as suas famílias se sentem abandonadas".

O coordenador nacional dos cuidados continuados integrados, Manuel Lopes, cessou funções do cargo, confirmou hoje o próprio à agência Lusa, escusando-se a avançar detalhes.

Contactado pela Lusa, Manuel Lopes indicou apenas que cessou funções, sem especificar se foi demitido ou se apresentou a sua demissão, remetendo para o Ministério da Saúde mais explicações ou comentários.

Manuel José Lopes foi nomeado coordenador nacional para a reforma do Serviço Nacional de Saúde na área dos Cuidados Continuados Integrados em 2016 pelo anterior secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, que deixou o cargo com a remodelação governamental que levou à saída do ministro Adalberto Campos Fernandes, há um mês.

Manuel Lopes é doutorado em ciências de enfermagem e professor da Universidade de Évora e em 2010 já tinha sido coordenador da elaboração do relatório especializado "Cuidados Continuados Integrados em Portugal --- Analisando o presente, perspetivando o futuro".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório