Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Verdes questionam Governo sobre a exploração de urânio junto à fronteira

O partido ecologistas o Partido Ecologista Os verdes (PEV) questionou hoje o Governo sobre o desenrolar do processo de exploração de urânio junto à fronteira com Portugal que está decorrer na província espanhola de Salamanca, em território fronteiriço.

Verdes questionam Governo sobre a exploração de urânio junto à fronteira
Notícias ao Minuto

18:48 - 13/11/18 por Lusa

Política Ambiente

Em declarações à agência Lusa, Miguel Martins, da Comissão Executiva Nacional de Os verdes, diz que o partido pretende, no requerimento parlamentar que apresentou, mais esclarecimentos relativos à exploração de urânio que incluem o "Projeto Salamanca 28" e o de Retortillo-Santidad.

"Este pedido de esclarecimentos sobre os dois projetos vem no seguimento de reunião bilateral realizada em 09 de novembro, entre Portugal e Espanha, ao abrigo do protocolo de atuação sobre a aplicação às avaliações ambientais de planos, programas e projetos com efeitos transfronteiriços", vincou o ambientalista.

O PEV pretende saber se nesta reunião bilateral foi ou não abordado o projeto de La Alameda de Gardon e saber qual o ponto de situação, nomeadamente se o Governo espanhol confirmou o abandono do projeto conforme foi noticiado nos dois países ibéricos recentemente.

Relativamente ao projeto de Rotertilho - Santidad, aquela força política pediu esclarecimentos ao Governo português sobre a fase em se encontra o licenciamento destas explorações de urânio e se Portugal irá exigir ainda um estudo de impacto ambiental transfronteiriço, até porque foi emita a declaração de impacto favorável por parte da comunidade de Castela e Leão.

"A concessão mineira também já foi publicada em boletim oficial no lado espanhol, em 2014, esclareceu Miguel Martins.

Outras da questão levantadas pelo PEV junto Ministério do Ambiente é saber se o governo irá seguir a resolução da Assembleia da República e exigir um estudo de impacte transfronteiriço, com finalidade travar esta exploração.

Para Os Verdes este assunto deveria ser debatido e explicado, em paralelo, com o problema de Almaraz, no decurso da Cimeira Ibérica que realiza dia 21 de novembro, em Valladolid, Espanha.

Desde 2013, Os Verdes já apresentaram seis perguntas ao Governo com vista a obter esclarecimentos sobre a evolução desde projeto de exploração de urânio pela Berkeley Minera España.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório