Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

"O país não pode contar que haverá sempre conjuntura externa favorável"

A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, alerta que "o país não pode contar que haverá sempre uma conjuntura externa favorável", defendendo, por isso, que "as questões da estratégia económica para o futuro são fundamentais".

"O país não pode contar que haverá sempre conjuntura externa favorável"
Notícias ao Minuto

06:00 - 09/11/18 por Lusa

Política Catarina Martins

Em entrevista à agência Lusa, na véspera da Convenção Nacional do BE que a deverá reeleger como coordenadora nacional do partido, Catarina Martins sublinha que até aqui "foi possível haver crescimento económico porque se recuperaram salários e pensões" e foi até possível uma "consolidação orçamental".

Mas, diz, Portugal tem "uma economia muito vulnerável a choques externos", pelo que precisa de "uma estratégia de longo prazo" que amorteça efeitos das crises económicas.

Esta tema abrangerá "uma boa parte do debate" político da Convenção Nacional do BE, que decorrerá no sábado e no domingo no pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa.

Assim, acrescenta Catarina Martins, a estratégia passa por "recuperar o controlo de alguns bens comuns, em setores estratégicos", mas, também, pela "capacidade de apostar no investimento", sobretudo em áreas relacionadas com "o território e alterações climáticas".

A "reconversão energética", a aposta na tecnologia "de uma outra forma", para "com isso criar emprego e emprego qualificado", mas também "gerar riqueza e defender o clima", são ideias preconizadas pela dirigente bloquista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório