Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

"Governo tem cumprido todas as suas metas e compromissos"

O vice-presidente da bancada parlamentar socialista João Paulo Correia lembrou hoje que o Governo sempre foi cumpridor e ultrapassou mesmo as metas mais pessimistas, ao comentar as previsões económicas de outono da Comissão Europeia.

"Governo tem cumprido todas as suas metas e compromissos"
Notícias ao Minuto

19:00 - 08/11/18 por Lusa

Política João Paulo Correia

"O grupo parlamentar do PS quer recordar que o Governo, ao longo destes três anos, tem cumprido todas as suas metas e compromissos em matéria de contas públicas e de crescimento económico", disse o deputado socialista, em declarações aos jornalistas no parlamento.

A Comissão Europeia estimou hoje um abrandamento do ritmo de crescimento da economia portuguesa, para 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano e 1,8% no próximo, abaixo das previsões do Governo socialista, cujas estimativas são respetivamente de 2,3% e 2,2%.

"Muitas vezes - foi esse também o debate ao longo de três anos -, contrariando as previsões mais pessimistas de algumas entidades, como o Banco Central Europeu, o Fundo Monetário Internacional, a própria Comissão Europeia, o que é certo é que o Governo surge sempre à frente dessas entidades, superando as suas próprias metas", continuou.

Para João Paulo Correia, "o Governo tem toda a credibilidade porque nunca precisou de retificar um orçamento como o Governo anterior".

Ainda segundo a Comissão Europeia, o défice português recuará uma décima entre este ano e o próximo, antecipando um valor de 0,6% para 2019, acima das previsões do Governo, que aponta para um défice de 0,2%.

O deputado do PS referiu ainda que "o país está a um passo de atingir a meta histórica de as exportações representarem 45% do PIB" e o "investimento estrangeiro em Portugal está no máximo histórico dos últimos anos", além de "o investimento público ir crescer 34% em 2019 em relação ao ano em curso.

HPG (ACC) // VAM

Lusa/Fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório