Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Ministra da Saúde governará com orçamento que não negociou.CDS preocupado

O CDS manifestou hoje grande preocupação com o facto de a nova ministra da Saúde aceitar governar durante um ano com um orçamento que não negociou, mas Marta Temido afirmou estar confortável com o Orçamento do Estado para 2019.

Ministra da Saúde governará com orçamento que não negociou.CDS preocupado
Notícias ao Minuto

18:48 - 06/11/18 por Lusa

Política Marta Temido

"Aceitou governar com um orçamento que não negociou. Isso traz-nos muita preocupação", afirmou hoje a deputada do CDS Isabel Galriça Neto (na foto), numa intervenção no parlamento, onde hoje está a ser discutido o Orçamento do Estado para a área da Saúde para o próximo ano, questionando diretamente a ministra sobre se se sente confortável com o documento apresentado pelo Governo.

Em resposta, Marta Temido disse estar confortável com o orçamento e "sobretudo com o programa do Governo".

"Os orçamentos nunca são tão largos como desejaríamos", assumiu a ministra, que substituiu Adalberto Campos Fernandes há cerca de um mês.

Para o CDS, a proposta de orçamento do Governo é "pouco transparente" e "não quebra um ciclo de subfinanciamento" na saúde.

"Não quebra uma trajetória de endividamento crescente das instituições do Serviço Nacional de Saúde, nem quebra a austeridade imposta aos serviços de saúde", afirmou Isabel Galriça Neto.

Para o CDS, estes não são "bons princípios para o curto período de um ano" no qual a atual equipa do Ministério da Saúde "terá de provar que não é Centeno".

O CDS também questionou a ministra sobre as obras na ala pediátrica do hospital de São João, no Porto, questão que está a marcar o debate hoje no plenário do Parlamento.

Outro dos temas tem sido a nova Lei de Bases da Saúde, com a ministra a indicar que o Ministério da Saúde pretende ter um documento final da sua autoria, que espera poder ser discutido até ao fim deste ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório