Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

PAN quer reduzir o IVA da alimentação de animais de companhia

A medida faz parte de um conjunto de várias propostas que foi já entregue na Assembleia da República.

PAN quer reduzir o IVA da alimentação de animais de companhia
Notícias ao Minuto

21:24 - 05/11/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Orçamento

Após o debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2019, o PAN – Pessoas Animais Natureza entregou 75 propostas de alteração ao documento apresentado pelo ministro das Finanças, Mário Centeno.

Entre essas iniciativas conta-se a redução do IVA da alimentação de animais de companhia que está, atualmente, cifrado em 23%.

A proposta do PAN é a de que o imposto seja reduzido para a taxa intermédia (13%) e não apenas por uma questão de poupança para todos os que têm animais de companhia.

De acordo com o partido que é representado no Parlamento por André Silva, a vizinha Espanha aplica uma taxa de 10% a este tipo de produto o que acaba por ter um “elevado impacto na nossa economia, afetando a competitividade das empresas nacionais”.

O facto de no país vizinho a alimentação para animais de companhia ser muito mais barata faz com que os portugueses que vivem na fronteira optem por comprar este tipo de alimento fora de Portugal, o que leva a uma “perda da receita fiscal” devido à não cobrança pelo Estado do IVA.

Por outro lado, o PAN sublinha que o facto de o IVA estar fixado nos 23% “prejudica muitas associações zoófilas, grupos informais de defesa dos animais e muitos agregados familiares que se debatem para poderem alimentar os animais de companhia que têm a seu cargo”.

Recorde-se que já decorreu a discussão do Orçamento na generalidade e agora decorre a discussão na especialidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório