Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente do PSE realça papel de Costa na "união" em torno de Timmermans

O presidente do Partido Socialista Europeu (PSE) manifestou-se hoje "particularmente grato" ao primeiro-ministro, António Costa, pelo seu papel no processo que permitiu aos Socialistas Europeus unirem-se em torno da candidatura de Frans Timmermans à presidência da Comissão Europeia.

Presidente do PSE realça papel de Costa na "união" em torno de Timmermans
Notícias ao Minuto

18:52 - 05/11/18 por Lusa

Política Comissão Europeia

Em comunicado, Sergei Stanishev saúda o consenso no PSE em torno do nome de Timmermans, atual primeiro vice-presidente do executivo comunitário, como seu "Spitzenkandidat" no quadro das eleições europeias de maio de 2019, resultante de um debate aberto no seio da família política que levou à desistência do também comissário (eslovaco) Maros Sefcovic, e realça então o papel de Costa.

"Gostaria de agradecer a todos os líderes e partidos membros do PSE pelo seu contributo para o processo do candidato comum, e estou particularmente grato ao primeiro-ministro português e líder do PS Portugal, António Costa, que conduziu o diálogo", diz Stanishev.

O presidente do PSE regozija-se por, "a partir de hoje", o partido ter "um forte candidato comum, Frans Timmermans", alguém que, sustenta, "representa uma mudança de direção para a Europa e irá colocar a justiça social, a igualdade e a sustentabilidade no coração do programa eleitoral" dos socialistas europeus.

O holandês Frans Timmermans, atual "número dois" da Comissão Europeia liderada por Jean-Claude Juncker, é desde hoje o único candidato da família socialista europeia ao cargo de presidente do executivo comunitário, depois de o comissário eslovaco Maros Sefcovic ter abdicado em seu favor.

A confirmação oficial do candidato comum terá lugar no Congresso do PSE que se realiza entre 06 e 07 de dezembro em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório