Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Bloco quer aumento do IVA das touradas para 23% já neste Orçamento

O partido vai apresentar a proposta durante a discussão do Orçamento do Estado na especialidade.

Bloco quer aumento do IVA das touradas para 23% já neste Orçamento
Notícias ao Minuto

17:16 - 05/11/18 por Patrícia Martins Carvalho com Melissa Lopes

Política Partidos

A proposta do Orçamento do Estado no que aos espetáculos culturais diz respeito assenta na descida do IVA de 13 para 6%, não contemplando, porém, os espetáculos de cariz tauromáquico. E dizendo apenas respeito aos espetáculos de "canto, dança, música, teatro e circo" que tenham lugar em "recintos fixos".

No entanto, o Bloco de Esquerda quer ir mais longe e, esta segunda-feira, anunciou que apresentou uma proposta de alteração do Orçamento do Estado que defende a subida do IVA para as touradas para o tecto máximo de 23%.

A informação foi avançada pela deputada Mariana Mortágua no Fórum TSF e, mais tarde, confirmada ao Notícias ao Minuto por fonte do partido.

Recorde-se que o setor tauromáquico e a ministra da Cultura têm estado de costas voltadas desde a semana passada, quando a governante frisou que a descida do IVA para os espetáculos culturais não abrangia as touradas.

“Não é uma questão de gosto, é uma questão de civilização”, garantiu Graça Fonseca no Parlamento, dando origem a uma manifestação de críticas por parte do setor tauromáquico.

Aliás, na senda destas declarações, a PróToiro criou uma petição online na qual é pedida a demissão da ministra, uma vez que, nas palavras da Federação Portuguesa de Tauromaquia a governante “insultou” e discriminou” todos os que gostam de tauromaquia, uma atividade que, sublinha Paulo Pessoa de Carvalho, é “parte integrante da cultura portuguesa e legalmente reconhecida como tal”.

A petição conta, esta segunda-feira, com mais de sete mil visualizações e já levou a reações no setor de defesa dos animais com demonstrações de apoio à ministra.

A tauromaquia não passa de um exercício de violência que já deveria ter acabado há muito", defende a responsável da ANIMAL .

Recomendados para si

;
Campo obrigatório