Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Tancos? "Rui Rio foi mais 'costista' que António Costa"

As consequências e o debate político sobre o roubo de armas em Tancos continua a marcar a atualidade.

Tancos? "Rui Rio foi mais 'costista' que António Costa"
Notícias ao Minuto

22:03 - 04/11/18 por Pedro Filipe Pina

Política Marques Mendes

António Costa está disponível para responder perante a comissão de inquérito parlamentar ao roubo de armas a Tancos.

O tema foi um dos que esteve em destaque no espaço de comentário semanal de Marques Mendes na antena da SIC. O antigo líder do PSD reservou críticas ao primeiro-ministro. Mas foi Rui Rio quem foi particularmente visado nas críticas.

Sobre a disponibilidade de António Costa para responder a perguntas de deputados em sede de inquérito parlamentar,  Marques Mendes mostrou-se pouco surpreendido dado que já esperava a decisão. "Acho que o primeiro-ministro, António Costa, tem alguns 'tiques' de arrogância mas não tem um problema de falta de inteligência nem de habilidade política".

Com esta decisão confirmada ao semanário Expresso, diz Marques Mendes que Costa "fez bem, porque jogou ao ataque e, assim, evitou suspeitas".

"Quanto a Rui Rio, acho que Rui Rio andou mal", afirmou.

Recorde-se que o desaparecimento das armas em Tancos fragilizou o final do percurso de Azeredo Lopes na tutela da Defesa, tendo o PSD criticado em diversas alturas o agora ex-ministro mas também o próprio Costa pela gestão do dossier.

Mas no que diz respeito à chamada do primeiro-ministro a uma comissão de inquérito parlamentar, o líder do PSD foi perentório a demarcar-se: "Eu não vou atrás de foguetes. Não me lembro de um primeiro-ministro vir a uma comissão. O primeiro-ministro pode vir ao Plenário, que é a sede própria para um primeiro-ministro responder".

Com estas declarações, diz Marques Mendes que "Rui Rio foi mais 'costista' que António Costa", numa referência à expressão 'ser mais papista do que o Papa'.

Para o comentador, Rui Rio tem aqui "um de dois problemas": "ou tem uma relação difícil com a competência política, e convinha rever isto, ou então tem um problema de subserviência ao primeiro-ministro. Está sempre a fazer de anjo da guarda do primeiro-ministro e como se viu o primeiro-ministro nem sequer lhe dá ouvidos", apontou.

Disse ainda Marques Mendes que, "se Rui Rio pensa que é com falinhas mansas que vai chegar a vice-primeiro-ministro, não vai. António Costa nunca lhe vai dar esse lugar. O melhor é [Rui Rio] 'tirar o cavalinho da chuva' e passar a fazer oposição como deve ser".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório