Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

"Não estamos abaixo da média europeia em mais nada que não seja pagar"

Pedro Santana Lopes e Carlos César comentaram, esta terça-feira à noite, o Orçamento do Estado para o próximo ano que foi hoje aprovado na generalidade pelos partidos de esquerda e com o voto contra do PSD e do CDS.

"Não estamos abaixo da média europeia em mais nada que não seja pagar"
Notícias ao Minuto

23:26 - 30/10/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Santana Lopes

Para Pedro Santana Lopes a “opção” do Governo de “privilegiar o aumento salarial dos funcionários públicos e das pensões contrasta com outra coisa que podia ter sido feita e que era aumentar toda a margem orçamental disponível para reduzir a carga fiscal, especialmente sobre os rendimentos do trabalho e das empresas”.

Mas as críticas não se ficaram por aqui. Para o fundador do partido Aliança, a decisão de baixar o Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) apenas para a gasolina é um “incentivo ao uso do carro particular” e, mais ainda, um “malabarismo orçamental”, pois “reduz-se o ISP, mas entra a taxa de carbono”.

Face a estas acusações, Carlos César explicou que a escolha de reduzir o imposto apenas para a gasolina prende-se com o “facto de, no caso do gasóleo, os preços praticados e a intensidade fiscal associada estarem abaixo da média europeia, enquanto que na gasolina estava acima”.

“O que se fez com esta redução [que se materializa em menos três cêntimos por litro] foi justamente colocar ao nível da média europeia”, afirmou o presidente do Partido Socialista.

Na resposta a esta explicação, Pedro Santana Lopes lamentou que essa preocupação apenas exista no que diz respeito aos pagamentos feitos pelos contribuintes portugueses.

“O problema é que nós não estamos na média europeia em mais nada a não ser para pagar”, acusou Santana Lopes, lembrando que “na competitividade a economia está abaixo” e defendendo que se devia estar a “olhar para os custos que as empresas têm e procurar baixá-los”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório