Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Bloco acusa PSD e CDS de fugirem a debate orçamental para "sopa de casos"

A coordenadora do BE, Catarina Martins, acusou hoje a direita de ter decidido "fugir do debate orçamental para uma sopa de casos e frases desconexas", considerando que o CDS-PP fez de Tancos "uma mera escapatória" à discussão do Orçamento.

Bloco acusa PSD e CDS de fugirem a debate orçamental para "sopa de casos"
Notícias ao Minuto

18:31 - 30/10/18 por Lusa

Política Catarina Martins

"Não faltam questões difíceis a este debate. Mas, na verdade, faltou debate. A direita, amarrada a um programa económico derrotado, decidiu fugir do debate orçamental para uma sopa de casos e frases desconexas. Nem uma linha de projeto para o país", acusou Catarina Martins no encerramento do debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), no parlamento.

Na opinião da líder bloquista, "PSD e CDS exigem que o orçamento tenha mais despesa porque é austeritário e menos despesa porque é eleitoralista".

"O CDS, sem uma ideia para o Orçamento - e com a questão do ISP [Imposto Sobre Produtos Petrolíferos] encerrada logo no primeiro dia - decidiu ontem [segunda-feira] saltar do orçamento para outra coisa qualquer. Falta proposta? Falemos de Tancos e pode ser que ninguém perceba", afirmou.

O caso do furto de armamento dos paióis de Tancos "é muito grave", concordou Catarina Martins, mas "o problema é que o CDS faz de Tancos uma mera escapatória para fugir ao debate do Orçamento".

"Arrisca-se, aliás, por caminhos perigosos. Ouvimos Telmo Correia ensaiar aquela velha passagem sobre uma direita que gosta de polícias com cães e uma esquerda que gosta de canções de bandidos. Estou a citá-lo, senhor deputado. Cuidado com as imitações", avisou.

Já o PSD, na opinião da líder do BE, "deslumbra-se com frases de senso comum, como chapa ganha, chapa gasta", que são "absurdas no debate orçamental".

"Estão a falar de quê? De saldo primário? Vou dar-vos uma novidade: já o temos, há anos. E sabem que mais? Esse saldo é levado a cada ano pelo sistema financeiro internacional, pago em juros da dívida e resgates da banca privada, mas essa 'chapa gasta' nunca escandalizou o PSD", condenou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório