Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Parlamento lança infografia com vídeo a explicar o que é um OE

A Assembleia da República lançou hoje uma infografia, com um vídeo, em que se explica, em três minutos e 25 segundos, o que é um Orçamento do Estado.

Parlamento lança infografia com vídeo a explicar o que é um OE
Notícias ao Minuto

10:41 - 29/10/18 por Lusa

Política Orçamento

O lançamento desta infografia (http://app.parlamento.pt/programas/videos/OE2019.mp4) é a primeira de uma rúbrica, "Parlamentês", com que a Assembleia da República pretende, a partir de agora, "dar a conhecer e simplificar conceitos específicos da atividade parlamentar" e coincide com a abertura do debate do orçamento de 2019, hoje, no parlamento.

O vídeo "aborda temas como as três funções desta lei, a origem das receitas e o destino das despesas e curiosidades como a lei-travão".

"O que é o Orçamento do Estado?" é o título da infografia que está consultável no "site" do parlamento, onde há informação detalhada sobre o OE2019.

O próximo filme da rúbrica "Parlamentês" vai explicar o processo orçamental no parlamento e o porquê de, durante cerca de dois meses, a Assembleia da República estar "dedicada à apreciação e aprovação do OE e como é que decorre o processo, desde a apresentação da proposta até à sua publicação enquanto lei".

O ministro das Finanças, Mário Centeno, abre hoje o debate no parlamento da proposta de Orçamento do Estado para 2019, que já tem aprovação garantida na generalidade com os votos de PS, PCP, BE, PEV e PAN.

Esta será a quarta proposta de Orçamento do Estado aprovada na generalidade durante a atual legislatura com uma solução inédita de Governo minoritário do PS constituído com o apoio dos partidos à sua esquerda, através de posições conjuntas assinadas com PCP, BE e PEV.

Depois da intervenção de Mário Centeno na abertura da discussão na generalidade, na terça-feira deverão intervir no debate os ministros Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques. O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, fará a intervenção de encerramento, também na terça-feira.

Após a votação na generalidade, segue-se a discussão na especialidade, com a audição de ministros de cada área, apresentação de propostas de alteração e votação final global, em 29 de novembro, num debate que será encerrado por António Costa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório