Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Se Azeredo sabia, "não é muito normal" que não tenha transmitido a Costa

O presidente do PSD excluiu hoje chamar o primeiro-ministro a depor na comissão parlamentar de inquérito a Tancos, mas admitiu não ser "muito normal" que, se Azeredo Lopes soube do encobrimento, não tenha informado António Costa.

Se Azeredo sabia, "não é muito normal" que não tenha transmitido a Costa
Notícias ao Minuto

13:29 - 25/10/18 por Lusa

Política Rui Rio

No final da reunião do grupo parlamentar do PSD, Rio foi questionado sobre a notícia do jornal Público, segundo a qual o ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes sabia do encobrimento na recuperação das armas de Tancos.

"A ser verdade, - a matéria está em segredo de justiça - a ser verdade significa que o ministro teria mentido e isso tem de ter tradução, que é a demissão do ministro, o que já aconteceu", frisou, acrescentando que o resto terá de ser apurado na comissão de inquérito e pelas instâncias judiciais.

Interrogado se considera possível que Azeredo Lopes, a saber do encobrimento, não tenha informado o primeiro-ministro, Rui Rio respondeu: "Essa pergunta tem de ser feita ao senhor ex-ministro da Defesa e ao primeiro-ministro".

"Não é muito normal que, numa matéria dessas, o ministro da Defesa não o transmita ao primeiro-ministro", acrescentou o presidente do PSD.

No entanto, questionado se os sociais-democratas admitem chamar António Costa à comissão de inquérito sobre Tancos que será aprovada esta semana, ainda que o primeiro-ministro tenha a possibilidade de responder por escrito, Rio foi taxativo.

"Não. Não porque eu não vou trás de foguetes. Não me lembro de um primeiro-ministro vir a uma comissão, pode vir a plenário que é sede própria para o primeiro-ministro responder", defendeu.

Para Rio, "o primeiro-ministro tem de dar explicações", mas tem de fazê-lo em plenário, nomeadamente nos debates quinzenais. "Nunca vi, nem quero ver um primeiro-ministro, seja ele qual for, dar explicações numa comissão", frisou.

Sobre as garantias do Presidente da República - que assegura nada ter sabido sobre o desaparecimento e recuperação das armas de Tancos antes dos restantes cidadãos -, o líder social-democrata disse aceitar essas explicações. "Se ele [Marcelo] está a dizer que não conhecia, temos de acreditar que não conhecia", afirmou.

Rui Rio defendeu que Azeredo Lopes terá de ser chamado à comissão de inquérito, proposta pelo CDS-PP, para explicar "tim tim por tim tim" aquilo que sabia.

"Em paralelo, em sede judicial está a decorrer o inquérito que nos há de explicar com mais pormenor o que aconteceu", afirmou.

De acordo com o jornal Público, o ex-chefe de gabinete do antigo ministro da Defesa, general Martins Pereira, disse, na quarta-feira, no interrogatório a que foi submetido, ter informado Azeredo Lopes do memorando sobre Tancos que lhe foi entregue, há menos de um ano, pelo então diretor da Polícia Judiciária Militar (PJM), o coronel Luís Vieira.

O tenente-general Martins Pereira foi inquirido pelo Ministério Público na qualidade de testemunha, não tendo sido constituído arguido. Na sua versão dos factos, assim que recebeu o memorando sobre a operação encenada passou imediatamente a informação ao governante, a quem ligou pela rede 'WhatsApp', cujos telefonemas e mensagens são encriptados.

De acordo com o Público, o ex-chefe de gabinete colocou agora o seu telemóvel à disposição dos investigadores para perícia, por forma a que seja comprovado aquilo que alega.

A proposta de criação de uma comissão de inquérito foi anunciada em setembro, no dia em que foram noticiadas as detenções de militares da Polícia Judiciária Militar e da GNR, na sequência da investigação à recuperação de armamento, em outubro de 2017.

O furto do armamento dos paióis de Tancos foi noticiado em 29 de junho de 2017, e, quatro meses depois, foi recuperada parte das armas.

Em setembro, a investigação do Ministério Público à recuperação do material furtado, designada Operação Húbris, levou à detenção para interrogatório de militares da PJM e da GNR.

Na mesma altura, foi noticiada uma operação de encenação e encobrimento, alegadamente organizada por elementos da PJM , que dela terão dado conhecimento ao então chefe de gabinete do ministro da Defesa, Azeredo Lopes.

Em 12 de outubro, Azeredo Lopes demitiu-se, tendo sido substituído por João Gomes Cravinho. Na semana passada, o Chefe do Estado-Maior do Exército, general Rovisco Duarte, também se demitiu, e o seu lugar foi ocupado pelo general José Nunes da Fonseca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório