Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Adiamento da votação é “sintoma de PS não estar a cumprir compromisso"

O Bloco de Esquerda considera “incompreensível” que seja o PS, “mais uma vez”, a adiar a votação das novas regras da habitação.

Adiamento da votação é “sintoma de PS não estar a cumprir compromisso"
Notícias ao Minuto

13:18 - 23/10/18 por Melissa Lopes

Política Habitação

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse que o adiamento da votação das novas regras da habitação, pedida esta terça-feira, “é um sintoma do facto de o PS não estar a cumprir o compromisso” que fez com o Bloco de Esquerda e com outros partidos.

Mais. No entender do Bloco, com este adiamento, o PS está a ‘violar’ “o próprio compromisso interno, na sua bancada, para resolver o problema do arrendamento urbano”, afirmou Catarina Martins, reagindo à demissão de Helena Roseta do cargo de coordenadora do grupo de trabalho.

Em declarações aos jornalistas, a bloquista sublinhou esperar que o problema do arrendamento “se resolva rapidamente”, uma vez que “há pessoas que estão, neste momento, sem saber onde é que vão morar, estão à espera de uma lei do arrendamento”.

Catarina Martins frisou que esta “instabilidade é má para toda a gente”: “Má para senhorios, má para inquilinos”. No fundo, atirou, “não serve ninguém”. A coordenadora do Bloco aproveitou para acentuar que é “preciso garantir contratos de arrendamento com durações razoáveis e não de ano a ano”, assim como “garantir regulação do preço do arrendamento no mercado”. No entender do partido, que votou esta terça-feira contra o adiamento da votação no Parlamento, “são medidas essenciais”.

“Existe uma moratória sobre despejo à espera que estas medidas sejam aprovadas, é absolutamente incompreensível para nós a forma como o PS está a adiar constantemente”, referiu ainda, lembrando, como fez hoje Helena Roseta ao Notícias ao Minuto, o discurso do 5 de Outubro do presidente da Câmara de Lisboa. "[Fernando Medina] fez um discurso a apelar para que fosse rapidamente aprovada a legislação”.

É particularmente incompreensível como é o próprio PS, mais vez, volta a adiar a votação de matérias tão fundamentais”, reiterou a coordenadora do Bloco.

Com este adiamento, o terceiro, a votação das novas regras da habitação, nomeadamente a questão do arrendamento acessível e da redução do IRS para senhorios, fica para depois da votação global do Orçamento do Estado para 2019, ou seja, para depois do dia 29 de novembro. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório