Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Mesa Nacional do Bloco decide hoje sentido de voto na generalidade

A Mesa Nacional do BE reúne-se hoje para definir o sentido de voto do partido, na generalidade, no Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), proposta que os bloquistas consideram ter "medidas importantes", mas também "enormes restrições".

Mesa Nacional do Bloco decide hoje sentido de voto na generalidade
Notícias ao Minuto

06:35 - 20/10/18 por Lusa

Política OE2019

Na terça-feira, dia seguinte à entrega da proposta do Governo do OE2019 no parlamento, a deputada do BE Mariana Mortágua defendeu ser "natural" o voto favorável bloquista na generalidade, embora tivesse remetido a decisão para a Mesa Nacional, órgão máximo do partido entre convenções.

Fonte do Bloco de Esquerda disse à agência Lusa que a proposta de Orçamento apresentada pelo Governo inclui medidas importantes já negociadas com o partido, mas apresenta "ainda enormes restrições impostas pelo alinhamento europeu do Partido Socialista e por uma opção que prioriza a política de défice zero ao investimento estrutural que garanta a universalidade dos serviços públicos".

No domingo, a coordenadora nacional do partido, Catarina Martins, já tinha enaltecido os "bons resultados" da negociação para o OE2019, destacando "a aproximação em matérias que parecia haver divergências insanáveis", mas avisou que o "trabalho vai continuar na especialidade".

Entre as propostas que o BE vai apresentar na discussão na especialidade está a questão do IVA da eletricidade na potência contratada.

No final da reunião deste órgão máximo do partido entre convenções nacionais, a coordenadora do BE, Catarina Martins, dará uma conferência de imprensa, como é habitual, para adiantar aos jornalistas as principais conclusões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório