Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

CDS pede informações ao Governo sobre prejuízos e falhas de energia

O CDS-PP pediu hoje informações ao Governo sobre as falhas de eletricidade da EDP e prejuízos causados pela tempestade Leslie, durante o fim de semana, que chegaram a afetar 100 mil pessoas.

CDS pede informações ao Governo sobre prejuízos e falhas de energia
Notícias ao Minuto

18:39 - 15/10/18 por Lusa

Política Mau tempo

Na pergunta, entregue no parlamento, os centristas fazem 14 perguntas ao Ministério do Ambiente e da Transição Energética para saber qual a extensão dos danos na rede elétrica causados, quantas casas foram afetadas e quantas estão ainda sem energia.

A lista de perguntas continua sobre quantas empresas e centros de saúde foram afetados, quantas estão ainda sem energia, se existem planos de emergência e se e quando foram acionados.

Outra das questões é se existe uma estimativa de prejuízos e uma previsão sobre a reposição da energia nas zonas afetadas, em especial na zona centro do país.

Cerca de 70 mil consumidores da região Centro continuavam ao fim da manhã de hoje sem energia elétrica devido à passagem da Leslie, anunciou a EDP Distribuição, que reforçou o número de operacionais no terreno.

A EDP Distribuição declarou no domingo o Estado de Emergência para o distrito de Coimbra, um dos mais afetados.

A passagem do Leslie por Portugal, no sábado e no domingo, provocou 28 feridos ligeiros e 61 desalojados.

A Proteção Civil mobilizou 8.217 operacionais, que tiverem de responder a 2.495 ocorrências, sobretudo queda de árvores e de estruturas e deslizamento de terras, segundo números divulgados no domingo.

O distrito mais afetado pelo Leslie foi o de Coimbra, onde a tempestade, com um "percurso muito errático", se fez sentir com maior intensidade, segundo o comandante nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório