Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Tancos? “Se ministro soube, então tem uma responsabilidade criminal"

Para Francisco Louçã é crucial apurar se Azeredo Lopes sabia do aparecimento encenado das armas roubadas no paiol de Tancos.

Tancos? “Se ministro soube, então tem uma responsabilidade criminal"

A demissão de Azeredo Lopes da pasta da Defesa marcou o dia e, como tal, Francisco Louçã não poderia deixar de falar do caso no seu espaço de comentário semanal na SIC Notícias.

Para o antigo líder do Bloco de Esquerda, o caso do furto de armas de guerra do paiol de Tancos e, ainda mais importante, do criminoso e encoberto aparecimento das mesmas “está a arrastar-se há demasiado tempo” o que tem “sido uma vergonha e um imbróglio gigantesco” fazendo com que Azeredo Lopes tenha deixado de ter condições para ser ministro.

“Houve muita inabilidade do ministro no discurso e na comunicação. É preciso saber em que circunstâncias institucionais é que foi possível um encobrimento desta dimensão, porque é um crime. E aí é que entra a responsabilidade do Ministério da Defesa. Porque no dia em que o chefe de gabinete admitiu que conhecia o memorando e, pelos vistos, o memorando indicava esse encobrimento, a posição do ministro passou a ser muito frágil”, afirma o esquerdista acrescentando que, apesar da demissão, é crucial averiguar se Azeredo Lopes tinha conhecimento deste crime.

“Se o ministro soube, então ele próprio tem uma responsabilidade criminal, de encobrimento de um crime. Se não sabia, e é plausível que não soubesse, há apenas um problema da responsabilidade política do Ministério”, sublinha.

Já quanto ao sucessor de Azeredo Lopes, Louçã prefere não antecipar um nome, mas presume que o primeiro-ministro já tenha uma alternativa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório