Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Está para vir o primeiro Governo PSD/CDS com melhor défice"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares confirmou hoje que será inscrita uma meta de défice de 0,2% no Orçamento para 2019 e afirmou que está para vir o primeiro Governo PSD/CDS com melhor resultado no défice.

"Está para vir o primeiro Governo PSD/CDS com melhor défice"
Notícias ao Minuto

15:33 - 09/10/18 por Lusa

Política Pedro Nuno Santos

Pedro Nuno Santos falava aos jornalistas na Assembleia da República, após ter apresentado às forças políticas com representação parlamentar, em conjunto com o ministro das Finanças, Mário Centeno, as principais linhas da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2019.

"Este Governo investiu no Estado social, melhorou rendimentos e tem bons resultados na dívida e no défice. Está para vir o primeiro Governo do PSD e do CDS-PP que tenha melhores resultados do que nós em matéria de défice orçamental", declarou.

Perante os jornalistas, Pedro Nuno Santos aludiu também à meta da dívida pública, criticando então o anterior executivo por ter aumentado a dívida ao longo do período em que esteve em funções (2011/2015).

Interrogado se já tem a garantia política de que Bloco de Esquerda, PCP e PEV vão aprovar na generalidade a proposta de Orçamento proveniente do Governo minoritário socialista, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares recusou-se a dar certezas.

"Só posso garantir que Governo, PS e restantes grupos parlamentares que compõem esta maioria estão a trabalhar - e trabalharão até ao último minuto - para que se consiga aprovar um bom Orçamento", respondeu.

Neste ponto, Pedro Nuno Santos considerou que as negociações "são sempre muito difíceis e duras, porque cada um tenta convencer o outro em relação às suas posições".

"Todos os partidos que compõem esta maioria trabalham a sério para que haja um bom Orçamento. Estamos a trabalhar neste espírito", limitou-se a acrescentar Pedro Nuno Santos.

Pela parte do Governo, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentar defendeu que os orçamentos apresentados por este executivo "refletem na vida dos portugueses a melhoria da atividade económica".

"Este é o último de quatro orçamentos do Estado que tem permitido uma melhoria das condições económicas e sociais existentes no país. Ao longo desta trajetória, que já vai para o quarto ano, temos melhorado a vida dos portugueses".

Pedro Nuno Santos disse ainda encarar "com surpresa uma preocupação", que atribuiu ao PSD e CDS-PP, no sentido de que o Orçamento do Estado para 2019 "possa ser bom".

"Os nossos orçamentos têm sido sempre bons e não é por este ser o último que passaria a ser mau. Fazemos um esforço permanente para que, dentro das condições económicas do país, possamos refletir as melhorias na vida das pessoas", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório