Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Parlamento aprova voto de pesar pelas mortes em terramoto na Indonésia

O Parlamento português aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar pelas vítimas do sismo e tsunami que atingiram a Indonésia, que fez até agora mais de 1.400 mortes.

Parlamento aprova voto de pesar pelas mortes em terramoto na Indonésia
Notícias ao Minuto

12:41 - 04/10/18 por Lusa

Política Unanimidade

O voto, apresentado pelo Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, manifesta às autoridades e ao povo da Indonésia a sua total solidariedade perante esta tragédia e transmite às famílias e amigos das vítimas o seu mais sentido pesar.

Na quarta-feira, Ferro Rodrigues enviou uma mensagem de "pesar e solidariedade" ao seu homólogo indonésio na sequência do terramoto nas ilhas Celebes.

"Neste momento particularmente difícil para a Indonésia e para o Povo Indonésio, quero, em meu nome e em nome da Assembleia da República, transmitir a Vossa Excelência a nossa mais profunda solidariedade. O Parlamento Português, solidário com a dor do Povo Indonésio, acompanha com muita preocupação a situação que aí se vive, tendo em consideração que esta tragédia se sucede àquela a que, no passado mês de agosto, se assistiu na Ilha de Lombok", escreveu o presidente da Assembleia da República.

O terramoto de magnitude 7,5 e o tsunami que se registou posteriormente atingiram a costa da ilha Celebes, no norte do arquipélago indonésio, na passada sexta-feira.

As autoridades de Jacarta concentram, neste momento, todos os esforços na cidade de Palu (Celebes) na tentativa de encontrar sobreviventes da tragédia.

Segundo o Gabinete de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas, mais de 200 mil pessoas, entre as quais milhares de crianças, necessitam de ajuda urgente.

As estimativas oficiais indicam também que 66 mil residências e edifícios ficaram destruídos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório