Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Medida do Governo sobre vagas tem boa intenção, mas redunda em nada"

A crítica é feita, esta segunda-feira, pelo presidente do Partido Social-Democrata.

"Medida do Governo sobre vagas tem boa intenção, mas redunda em nada"
Notícias ao Minuto

12:41 - 01/10/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Rui Rio

Rui Rio apresentou, esta segunda-feira, o documento estratégico do PSD referente ao acesso ao Ensino Superior na companhia de David Justino (presidente do Conselho Estratégico Nacional) e de Maria da Graça Carvalho (coordenadora para o Ensino Superior, Ciência e Tecnologia).

Em declarações aos jornalistas, no Porto, Rui Rio sublinhou a “importância do mérito”, considerando que “não podemos ter um sistema de ensino que não valorize o mérito”, um princípio que “tem de estar em paralelo com o princípio da equidade social”.

E esta é uma das suas maiores preocupações, tanto que leva o líder do PSD a defender a criação e implementação de um “plano de oferta de residências universitárias que possa atenuar a discriminação” que existe entre os alunos do interior e das grandes cidades.

Rui Rio considerou ainda que a “recente medida do Governo de cortar em 5% o ‘numerus clausus’ em Lisboa e no Porto pode ter uma boa intenção”, mas, sublinhou, “acaba por redundar em nada”.

Outras medidas apresentadas pelo líder social-democrata assentam na estratégia de “alargar e diversificar a base de captação de candidatos por via da flexibilização das vias de acesso”, “estimular a inscrição de estudantes em regiões com menor densidade populacional”, “recrutar e promover o sucesso de alunos oriundos de grupos sub-representados”, “atrair mais alunos internacionais”, “garantir uma oferta de ensino superior diversificada e ajustada à especialização regional” e “incentivar a uma maior responsabilização das instituições de ensino superior”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório