Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Passos novamente primeiro-ministro? "Acho que lhe passa pela cabeça"

Marques Mendes considera que Pedro Passos Coelho tem "uma avenida pela frente" dentro do PSD se quiser voltar a ser líder do partido. E pensa fazê-lo. Resta saber em que altura o fará.

Passos novamente primeiro-ministro? "Acho que lhe passa pela cabeça"
Notícias ao Minuto

23:23 - 30/09/18 por Melissa Lopes

Política Marques Mendes

Pedro Passos Coelho foi notícia este fim de semana por ter recusado ser condecorado pelo Presidente da República justificando ser demasiado cedo para receber tal distinção.

Para Marques Mendes, a atitude do anterior líder do PSD não foi de deselegância e de incorreção. No entanto, do ponto de vista do comentador, a recusa de Passos em ser condecorado teve um significado político: foi uma forma de dizer que "ainda não é um reformado político”, observou Marques Mendes, no seu habitual espaço de comentário na SIC. 

Sublinhando que nunca conversou com o próprio sobre o assunto, Marques Mendes considera que Passos pensa voltar, um dia, a ser líder do PSD e a ser primeiro-ministro. “Acho que lhe passa pela cabeça”, disse, acrescentando que tal desejo “é legítimo”.

“De alguma forma, ele [Passos] acha que a sua obra está inacabada, é preciso ver que nunca perdeu uma eleição, ganhou duas eleições e depois afastaram-no do poder”, recordou o comentador. 

Em relação à janela de oportunidade para Passos Coelho voltar, Marques Mendes entende que tudo depende dos resultados das próximas eleições legislativas.

“Falta saber se é em 2019, 2020, se o PSD perder eleições e se Rui Rio for afastado, ou se é mais tarde. Vai depender muito muito se o PS ganhar, se o PS tem ou não maioria absoluta ...”, explicou, considerando quase uma inevitabilidade o atual líder social-democrata ser afastado se os resultados forem próximos dos que revelam as sondagens.

Marques Mendes não tem dúvidas: dentro do partido, Passos Coelho tem o caminho livre. “Se Passos quiser voltar, tem todas as condições dentro do partido. Nem precisa de fazer campanha. Tem um grande apoio dentro do partido. Tem uma avenida pela frente”.

No entanto, “no país é diferente”. “A imagem de Passos no país ainda é uma imagem desgastada” devido ao tempo da troika e “às decisões duras que teve que tomar”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório