Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

CDS avança com dois diplomas para melhorar gestão na saúde

O CDS/PP vai apresentar na segunda-feira, na Assembleia da República, dois projetos de lei na área da saúde que visam melhorar os resultados e promover a autonomia e a responsabilização ao nível da gestão hospitalar.

CDS avança com dois diplomas para melhorar gestão na saúde
Notícias ao Minuto

15:09 - 22/09/18 por Lusa

Política Assunção Cristas

Falando no encerramento de um encontro sobre saúde, em Coimbra, a presidente do CDS/PP, Assunção Cristas, explicou que o objetivo é incentivar a "capacidade e a criatividade para termos melhores soluções na gestão hospitalar".

Na sua opinião, é necessário o país "olhar para a forma como os recursos são organizados", bem como avaliar "os resultados alcançados" o que justifica a preparação de um dos dois diplomas que serão entregues na segunda-feira no parlamento.

Por outro lado, o segundo projeto legislativo radica no facto de "estar a falhar muito a autonomia para os hospitais poderem trabalhar", adiantou Assunção Cristas.

"Sem autonomia, não há responsabilização", afirmou a líder centrista, no final de mais uma conferência integrada no ciclo "Pela sua saúde", que o CDS/PP tem vindo a organizar em diferentes cidades.

Os projetos "visam favorecer a autonomia dos conselhos de administração para que possam trabalhar com mais eficiência", declarou aos jornalistas no final da sessão.

Os hospitais "estão dependentes do centralismo" e o CDS/PP, com estas iniciativas legislativas, pretende "dar-lhes autonomia e também responsabilidade", designadamente na "contratação de médicos, enfermeiros e auxiliares".

Assunção Cristas frisou que o partido quer "tornar o financiamento ligado aos resultados" obtidos "no tratamento da doença, incentivando todos os hospitais que têm melhor resultados a poderem prosseguir".

Por outro lado, é necessário apoiar "aqueles que têm piores resultados com uma equipa que possa trazer as melhores práticas e ajudar a superar as dificuldades", defendeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório