Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

PAN pede explicações sobre tragédias nas festas da Moita

Há a lamentar a morte de uma jovem, vítima de atropelamento. Morreu também um touro numa largada nas festas da Moita.

PAN pede explicações sobre tragédias nas festas da Moita
Notícias ao Minuto

13:16 - 20/09/18 por Filipa Matias Pereira

Política Setúbal

No fim de semana passado, uma jovem foi atropelada mortalmente nas festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem. Nessas mesmas festividades, um touro morreu também na sequência de uma largada.

Perante estes acontecimentos, o PAN solicitou ao Ministério da Administração Interna esclarecimentos sobre várias questões, nomeadamente “se o evento contava com a presença de órgãos de polícia criminal e quais os órgãos e quantos elementos de polícia criminal estiveram envolvidos na segurança do evento em crise”.

Em comunicado enviado às redações, o partido questiona ainda “quantos autos de contraordenação foram levantados durante estes eventos festivos em 2018 e se foi levantado algum sobre as duas situações apontadas que levaram à morte dos touros”.

Já junto do Ministério da Cultura, o PAN questionou se a Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) tomou conhecimento destes factos, tentando ainda apurar as providências que o “Ministério vai desenvolver no sentido de impedir este género de situações, querendo ainda saber se, face ao sucedido, o Ministério considera que estas festividades reúnem as condições necessárias de segurança para que possam ocorrer”.

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural foi ainda questionado pelo PAN se este tipo de eventos “conta com a presença de algum médico-veterinário e de que forma a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) os fiscaliza”. Mais, o partido “quer ainda saber que tipo de diligências a DGAV pretende tomar para evitar situações deste tipo e, ainda, se foi levantado algum auto especificamente sobre as duas situações apontadas que levaram à morte dos touros”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório