PS espera "consenso alargado" para Plano Nacional de Investimentos

Lisboa, 19 set (Lusa) -- O PS agendou para hoje, no parlamento, um debate temático sobre o Plano Nacional de Investimentos (PNI) e espera um "consenso alargado" da parte dos partidos sobre as grandes obras até 2030.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
19/09/2018 06:55 ‧ 19/09/2018 por Lusa

Política

Parlamento

 

Este será o primeiro debate em plenário após as férias de verão e nele participa o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

Em declarações à Lusa, o deputado e vice-presidente da bancada do PS João Paulo Correia afirmou que o PNI, em discussão pública desde junho, é um dos momentos altos da sessão legislativa e de grande importância para os investimentos em Portugal.

"É um plano que irá definir os grandes investimentos em Portugal para a próxima década" em áreas como a ferrovia, rodovia e infraestruturas marítimo-portuárias, ultrapassando ciclos de governo de quatro anos.

Este plano está ligado ao próximo quadro comunitário (ou orçamento europeu) sobre o qual o Governo do PS e o PSD, na oposição, assinaram um acordo para defender uma posição comum em Bruxelas.

Uma razão que leva João Paulo Correia a considerar que "responsabiliza o PSD" de Rui Rio, mas que não deve excluir PCP, BE e PEV.

É um acordo que "não exclui nem pode excluir" o desejável apoio das bancadas que estão ao lado da "atual solução governativa", com um executivo minoritário do PS liderado por António Costa.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas