Meteorologia

  • 15 DEZEMBRO 2018
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 12º

Edição

CDS alerta que Estado deve dar o exemplo no combate à xenofobia

A líder do CDS-PP defendeu hoje que o Estado deve dar o exemplo e combater o racismo, num comentário sobre um inquérito distribuído em escolas de Lisboa e Porto, considerado xenófobo.

CDS alerta que Estado deve dar o exemplo no combate à xenofobia
Notícias ao Minuto

11:40 - 18/09/18 por Lusa

Política Assunção Cristas

"Se está em causa uma situação que possa ser lida como racismo, é condenável; deve ser escrutinada e vista com muita atenção. É preciso que o Estado, nas suas várias estruturas, dê o exemplo de uma política inclusiva", afirmou Assunção Cristas no final de uma visita à Escola Teixeira de Pascoais, em Lisboa.

O Jornal de Notícias noticiou hoje que o inquérito, no qual por exemplo é questionada a origem dos pais (ciganos, africanos ou brasileiros), foi entregue aos pais na segunda-feira em pelo menos duas escolas do 1.º ciclo, já retirado pela Direção-Geral da Educação.

Assunção Cristas disse por duas vezes não ter lido o inquérito, mas leu as notícias, e acrescentou ser necessário diferenciar entre informação sobre os alunos e discriminação, que é "absolutamente de repudiar e inaceitável".

"Se queremos ter estratégias de combate ao racismo, de combate à xenofobia ou de combate à exclusão de determinados grupos que pertencem à nossa sociedade, que são tão portugueses quanto nós, também precisamos de ter informação", disse.

E concluiu ser necessário "saber o que é informação e o que é discriminação, sendo esta segunda absolutamente de repudiar e inaceitável", concluiu.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório