Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Costa deveria ter sido recebido numa "cocktail party num sunset na praia"

"Se é assim que Angola quer reatar as boas relações com Portugal, estamos mal", ironizou o deputado centrista Francisco Mendes da Silva.

Costa deveria ter sido recebido numa "cocktail party num sunset na praia"
Notícias ao Minuto

08:30 - 18/09/18 por Filipa Matias Pereira

Política Francisco Mendes

António Costa está de visita a Angola, numa altura em que são retomadas as relações entre Portugal e o país liderado por João Lourenço. 

Porém, assim que o primeiro-ministro português aterrou em terras angolanas, a indumentária, informal, escolhida - sem gravata, de jeans e de mocassins - dominou o 'debate' nas redes sociais. 

Ora, Fancisco Mendes da Silva, na sua página oficial de Facebook, defendeu que "dizem as regras da boa educação que devemos fazer tudo para que um convidado se sinta confortável em nossa casa". 

Ora, no seu entendimento, "isso implica, por exemplo, garantir que não há, entre autor e destinatário do convite, um desfasamento gritante entre os níveis de formalidade ou informalidade da indumentária. "Noblesse oblige", como se costuma dizer", explicou. 

"A diplomacia deve muito à boa educação", continuou. Por isso, "se o primeiro-ministro de Portugal se quis apresentar em Angola de jeans, mocassins e camisa desabotoada, é absolutamente lamentável que os responsáveis angolanos o tenham recebido de fato e gravata, com paradas militares e receções formais em palácios oficiais, em vez de, por exemplo, uma cocktail party num sunset na praia de Luanda". 

Para terminar, o centrista ironizou ainda: "Se é assim que Angola quer reatar as boas relações com Portugal, estamos mal". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório