Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Moção de Vasco Cordeiro aprovada por unanimidade no congresso do PS

A moção de orientação global 'Pelos Açores Com os Açorianos', apresentada pelo líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro, foi hoje aprovada por unanimidade no XVII Congresso Regional do partido, que decorre na Praia da Vitória.

Moção de Vasco Cordeiro aprovada por unanimidade no congresso do PS
Notícias ao Minuto

21:48 - 15/09/18 por Lusa

Política Açores

O congresso, que termina este domingo, reúne na ilha Terceira 345 delegados socialistas das nove ilhas, 243 eleitos e 102 inerentes.

A moção hoje aprovada divide-se em três blocos: 'Afirmar os Açores', 'Reforçar a Coesão' e 'Qualificar a Democracia'.

Entre as medidas propostas está a "adoção do voto eletrónico nas eleições para a Assembleia Legislativa da região", a "consagração do sistema de listas abertas", a extinção do cargo de representante da República e a presença do presidente do Governo Regional no Conselho de Ministros "sempre que aí sejam tratadas matérias que digam respeito ou sejam do interesse da região".

A moção defende ainda a revisão do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos da América, que, segundo Vasco Cordeiro, "está a produzir mais-valias apenas para uma das partes", a existência de conselheiros com ligação aos Açores nas embaixadas de Portugal em Washington e Otava, e a criação de círculos próprios de cada uma das regiões autónomas dos Açores e da Madeira nas eleições para o Parlamento Europeu.

O líder regional socialista propõe ainda medidas para melhorar a economia e o emprego nos Açores, como a criação de incentivos para a fixação de residência nos concelhos mais afetados pela redução demográfica, para o regresso de jovens após a conclusão da formação superior e para empresas que criem novos empregos com contratos de trabalho sem termo nas localidades com maior diminuição populacional.

A moção defende também um sistema de apoio específico para famílias com mais de três filhos e apoios à reabilitação de edifícios degradados para arrendamento habitacional de longa duração.

Vasco Cordeiro, que é presidente do Governo Regional dos Açores desde 2012, foi reeleito para um terceiro mandato como presidente do PS/Açores em junho, com 97,89% de votos a favor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório